Os idosos acima de 90 anos estão sendo vacinados contra a Covid-19 em Domingos Martins desde a última sexta-feira (5). A Secretaria Municipal de Saúde optou pela estratégia de imunizar essas pessoas de casa em casa, por isso a orientação é que os idosos fiquem em suas residências esperando a chegada das equipes de saúde.
Até o momento, 185 doses da vacina, destinadas especificamente para o público com mais de 90 anos, chegaram em Domingos Martins. As doses saíram da Central de Vacinas que fica na Sede e foram para as Unidades de Saúde no interior do município. Os idosos receberão as segundas doses da vacina em março.
A primeira idosa do grupo alvo a ser imunizada em Domingos Martins foi a dona Paulina Wernesbach Targueta, de 95 anos. Ela, recebeu a vacina com muita alegria, agradeceu a Deus e até tirou uma foto com a equipe de vacinação para registrar o momento tão aguardado. A senhora Angelina Velten de Jesus, de 92 anos, também foi vacinada em sua casa. As duas são moradores da Sede.
Dona Natalina do Valle Schwanbach, 92 anos, também moradora da Sede do município, brincou que precisou ter coragem para tomar a vacina, já que sente um pouquinho de medo de agulhas. Mas, no final, revelou que gostou de ter sido imunizada depois de um ano tão difícil.
IMUNIZAÇÃO
As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram ao município no dia 19 de janeiro. Desde então, a Secretaria Municipal da Saúde vem trabalhando de forma rápida para acelerar o processo de imunização.
A secretaria está seguindo todas resoluções e diretrizes determinadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) que ditam as regras e a ordem de priorização da categoria dos trabalhadores de saúde para a vacinação. Até o momento, está sendo finalizada a etapa sete que tem como foco os Trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS).
Com informações de Domingos Martins.