Venda Nova celebra o centenário da Escola Domingos Perim

Alunos da Escola Domingos Perim durante a realização da "Serenatinha Italiana", em 2019. Foto: acervo Escola Domingos Perim

 

Em 100 anos de história, a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Domingos Perim” viu Venda Nova do Imigrante passar de uma povoação do distrito de Cachoeiro de Itapemirim a um município-polo na região Serrana capixaba. Desde sua fundação em 1921, a instituição recebeu desde os filhos dos imigrantes europeus até diversas famílias, de várias origens, que escolheram o município para viver, constituir família e educar seus filhos.

 

Nesse um século de trabalho, a Domingos Perim atendeu milhares de alunos e profissionais da Educação que guardam com carinho e saudade a rotina e o convívio dos tempos de escola. Alguns estudantes, inclusive, retornaram à escola e, hoje, são funcionários da instituição.

 

Em 2020, a Domingos Perim passou por mais uma novidade, adotando o sistema de ensino em tempo integral. Como fez ao longo dos 100 anos, mais uma vez a instituição de adaptou ao novo e, hoje, já colhe os frutos dessa nova metodologia de ensino, com foco no protagonismo e projeto de vida dos estudantes.

 

A atual diretora da Escola Domingos Perim, Maristela Broedel, disse que o maior sentimento é de gratidão de estar à frente da escola no ano do centenário. “100 anos de existência é muito emocionante. Nós sentimentos orgulho em saber que muitas pessoas passaram pela escola e deixaram suas marcas na vida da cidade, contribuindo para o desenvolvimento de seu povo”, disse.

 

E assim como ocorreu em várias etapas, a Domingos Perim segue superando desafios e construindo histórias de aprendizado e crescimento mútuo. “Nossos alunos estão ali não só para adquirir conhecimento, mas estarem aptos para este século 2021 que está aí diante de nós e abraçar esse conhecimento, crescer e contribuir muito mais com o progresso da nossa cidade”, disse a diretora.

 

Comemoração do Centenário

Devido à pandemia da Covid-19, a comemoração do centenário da Escola Domingos Perim terá que ser em um formato restrito. Nesta quarta-feira (7), dia do aniversário da escola, será realizada uma live, às 19 horas, por meio do canal no Youtube Linguagens DP.

 

A grande expectativa é o lançamento do documentário especial dos 100 anos, idealizado e produzido pelos próprios alunos com a supervisão da professora de Língua Inglesa, Joziane Avance Fiorese. “O centenário da escola começou a ser trabalhado desde o ano passado, mesmo com o ensino remoto. O ponto crucial será no dia 7 de abril, mas as comemorações vão se estender durante o ano”, explicou a professora.

 

“O documentário surgiu desde o ano passado, em uma disciplina específica da metodologia de tempo integral. Cada professor trabalhou a produção de algum presente para a escola devido ao aniversário de 100 anos. Um desses presentes foi a criação de um documentário. Os alunos iniciaram um trabalho de pesquisas, entrevistas, produção e edição. Tudo foi feito pelos alunos”, detalhou Joziane.

 

Além do lançamento do documentário, a live desta quarta-feira (7), também vai abordar assuntos envolvendo a atualidade da escola e surpresas que estão sendo preparadas e produzidas pelos estudantes.

 

Curiosidades

A Escola Domingos Perim foi criada pelo decreto 4301, no dia 7 de abril de 1921, publicado no Diário da Manhã do dia 8 de abril daquele mesmo ano, quando Nestor Gomes era governador do Estado, com a denominação “Escola Mista São Pedro de Venda Nova”.

A primeira construção foi realizada em regime de mutirão por um grupo de pais. A obra foi erguida no centro de Venda Nova, onde hoje fica a casa de Ednéia Perim. Como o número de alunos cresceu, houve necessidade de construir uma escola maior, do outro lado da rua, no atual endereço do Armazém Perim Café.

Só em 1969 a escola instalou-se definitivamente na Rua La Ville, funcionando em um prédio com seis salas, onde fica hoje a quadra de esportes. Em 1996, a escola foi transferida para o atual prédio, construído pela Prefeitura e Governo do Estado.

Por várias vezes a escola mudou de nome. Confira:

– Escola Mista São Pedro de Venda Nova (de 1921 até 1958)
– Escola Singular Venda Nova (de 1959 até 1965)
– Escolas Reunidas de Venda Nova (1966)
– Escolas E.E.R.R Venda Nova (1967)
– Grupo Escolar Venda Nova (de 1968 até 1973)
– Escola de 1º Grau Venda Nova (1974)
– Escola Idalino Monteiro (de 1975 até 1980)
– Escola de 1º Grau Domingos Perim (de 1981 até 2002)
– Escola Estadual de Ensino Fundamental Domingos Perim (de 2002 até os dias de hoje)

 

Fotos: acervo da Escola Domingos Perim.

Confira mais Notícias

Empresa apresenta soluções inovadoras para o setor florestal na Espírito Madeira 2024

Palestra sobre atendimento ao cliente será realizada no próximo dia 30 em Venda Nova

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

“Espírito Madeira” traz a marcenaria criativa com inovação e tecnologia em Venda Nova

Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

Parques estaduais estarão abertos no feriado deste sábado (12)

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

Sicoob destina mais de R$ 1,3 milhão para apoio a 65 projetos sociais