Disciplina eletiva de escola em Brejetuba auxilia estudantes a escolherem profissões

 

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada em Brejetuba, contam com a disciplina Eletiva “De Olho no Futuro #Profissões”. A ideia dos professores é traçar, juntamente com os alunos, os perfis e possibilidades nas escolhas de suas profissões.  

 

A professora Evander Gomes da Silva, responsável pela Eletiva, disse que, na maioria das vezes, por falta de orientação, perspectiva de futuro e, em alguns casos, por necessidades, vários jovens abandonam a formação escolar básica, ingressando precocemente no mundo do trabalho. 

 

“Pensando nisso e analisando o projeto de vida de cada educando, realizamos um mural interativo na plataforma Padlet. O mesmo instigou os alunos a se apresentarem e citar qual profissão tem afinidade com ele. Para a atividade ficar mais alegre, cada aluno inseriu uma foto com os profissionais que atuam na escola e deixaram seus posts para incentivar os discentes a postarem também”, contou a professora Evander Gomes da Silva. 

 

A pedagoga Adriana Aparecida Vieira Alexandre comentou sobre a proposta da Eletiva. “Essa ação educativa foi de grande valia, uma vez que os adolescentes e jovens estão progressivamente pluralizados com a tecnologia. Diversificar metodologias pedagógicas expande os conhecimentos dos alunos. Além disso, eles elucidaram seus projetos de vida e o que eles almejam para o futuro”, comentou. 

 

Para a professora e coordenadora Lilian Candida Ribeiro Badaró, ao desenvolver a Eletiva “De Olho no Futuro #Profissões”, a professora Evander Gomes da Silva proporcionou aos estudantes a oportunidade de se apropriarem das experiências vivenciadas pelos profissionais convidados e, por conseguinte, terem maior embasamento para decidirem as suas futuras profissões. 

 

Semanalmente, um profissional é convidado para dialogar com os estudantes. 

 

A aluna Fernanda Alexandre disse: “muitos colegas da escola estão com dificuldade na escolha de qual profissão seguir. Já para aqueles alunos que sabem o que querem seguir, a eletiva serve para que eles conheçam mais a fundo a profissão que desejam”. 

 

Com informações da Sedu-ES.

Confira mais Notícias

Empresa apresenta soluções inovadoras para o setor florestal na Espírito Madeira 2024

Palestra sobre atendimento ao cliente será realizada no próximo dia 30 em Venda Nova

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

“Espírito Madeira” traz a marcenaria criativa com inovação e tecnologia em Venda Nova

Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

Parques estaduais estarão abertos no feriado deste sábado (12)

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

Sicoob destina mais de R$ 1,3 milhão para apoio a 65 projetos sociais