Conceição do Castelo vai ofertar mais de 60 serviços digitais para a população

 

Depois de economizar mais de 135 mil papéis e mais de R$ 1 milhão com automatização de processos internos, redução do consumo de papel, material de escritório, transporte e armazenamento de documentos, a prefeitura de Conceição do Castelo, na região Sul do Espírito Santo, avança na modernização da administração pública municipal. Com isso, a administração do prefeito Cristiano Spadetto vai ofertar mais de 60 serviços digitais para o cidadão até o fim do ano.

 

O objetivo da comissão, que atuará no executivo municipal com profissionais multidisciplinares, é mapear e estimular a criação e disponibilização dos serviços públicos da cidade pela internet. Assim, o munícipe poderá, de forma online, requerer demandas, como solicitação de taxa de licenciamento, pedidos de licitação, cancelamento de nota fiscal, análise de água, alterações cadastrais, certidão de habite-se, entre outros.

 

Segundo o CEO da Essencial Gestão Pública, Fernando Tanaka, responsável por implementar o sistema de gerenciamento de processos (BPMS) no município, cada passo rumo à transformação digital, além de agilizar os trabalhos dos servidores, gera uma economia significativa com a automatização dos processos e procedimentos de governo.

 

“Com a implantação do software de gestão orientada a processos integrada com gestão eletrônica de documentos, umas das principais economias foi na interrupção da impressão de papéis, uma vez que temos até hoje um aproximado de mais de 135 mil folhas economizadas, além das demandas de transporte e armazenamento físico desses papéis. Estima-se uma redução nos mais de R$ 1 milhão em gastos durante os dois anos de projeto”, destaca.

 

Já é possível consultar todos os processos e documentos digitalizados no município por meio do Portal do Cidadão, no próprio site da prefeitura. Outros serviços que já estão disponíveis aos munícipes são autenticidade e assinatura eletrônica de documentos, essenciais em tempos de pandemia.

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