8º PRÊMIO DE QUALIDADE REAL CAFÉ CAFUSO / UCC UESCHIMA COFFEE Co., Ltd.
Regulamento Oficial
Artigo 1º – DAS DATAS E PRAZOS
Inscrições e envios de amostras: 01/08/07 a 11/10/08.
Divulgação dos 50 melhores lotes selecionados: 28/10/08.
Período de entrega e preparação final dos lotes na TRISCAFÉ ARMAZÉNS GERAIS: até 14/11/08.
Período de comercialização: até 05/12/08.
Evento de encerramento com a divulgação dos vencedores, entrega de certificados e premiação dos primeiros colocados: 06/12/08.
Artigo 2º – DA HABILITAÇÃO E REQUISITOS DOS CONCORRENTES
Estarão aptos a participar do presente Prêmio todos os produtores de café da variedade arábica de bebida mole pra melhor, proveniente de propriedades localizadas na Região das Montanhas do Estado do Espírito Santo.
Serão aceitos somente cafés preparados por via úmida, ou seja, descascados em cereja (Cereja Descascado) ou despolpados. Não serão admitidos cafés brunidos.
Artigo 3º – DO TAMANHO DOS LOTES
Serão aceitos lotes, de uma mesma propriedade, com um volume mínimo de 30 sacas beneficiadas ( 1.800 Kg líquidos) e no máximo 320 sacas beneficiadas ( 19.200 Kg líquidos), conforme classificação.
Artigo 4º – DA QUANTIDADE DE LOTES POR PRODUTOR
Um mesmo produtor poderá qualificar-se com até dois lotes, contanto que os mesmos sejam distintos e devidamente identificados conforme as normas do presente regulamento. Caso ambos os lotes sejam classificados entre os finalistas, o produtor deverá optar por somente um deles para concorrer aos prêmios.
Artigo 5º- DE GRUPOS DE PRODUTORES
Admite se a hipótese de que pequenos produtores, que não produzam a quantidade mínima de 30 sacas, realizem a formação de lotes em conjunto com outro pequeno produtor, sendo obrigatório que constem ambos os nomes na ficha de inscrição, cabendo um único prêmio ao lote em caso de classificação.
Artigo 6º – DO PADRÃO DAS AMOSTRAS
Serão admitidos cafés que apresentem o seguinte padrão mínimo de qualidade:
– Preparo: Cereja Descascado ou Despolpado.
– Tipo: 3 COB ( Classificação Oficial Brasileira)
– Peneira: 16 e acima.
– Bebida: Mole
– Cor: Esverdeada
– Aspecto: Uniforme
– Safra: 2008 / 2009
– Umidade: Máximo 11,5 %
Artigo 7º – DA ENTREGA DAS AMOSTRAS
As amostras representativas dos lotes concorrentes deverão ser enviadas para os Postos de Coleta, constantes no Regulamento, até a data estipulada no cronograma acima. As amostras devem ser enviadas em duas vias lacradas e devidamente identificadas, juntamente com a ficha de inscrição preenchida e assinada. Cada amostra deverá conter 1.500 gramas. Uma vez recebidas nos Postos de Coleta, as amostras serão encaminhadas à TRISCAFÉ ARMAZÉNS GERAIS Rod BR 101 Km 7,5 Viana ES, onde serão cadastradas, codificadas e posteriormente descaracterizadas de aspectos como procedência, volume e nome do produtor para então serem submetidas à analise e classificação dos árbitros com total isenção e imparcialidade.
A ficha de inscrição deverá ser assinada no ato da entrega da amostra nos respectivos postos de coleta, estando o produtor ciente do Regulamento.
Artigo 8º – DA COMISSÃO JULGADORA
A Comissão Julgadora será composta por no mínimo seis profissionais devidamente reconhecidos no mercado de cafés finos e especiais. As empresas Realcafé Café Cafuso e UCC Ueschima Coffe Co ., Ltd. terão o direito de indicar, cada uma, um profissional, cabendo os demais serem indicados e aprovados por toda a comissão organizadora.
Artigo 9º – DOS FINALISTAS
Dentre os participantes, serão classificados como finalistas 50 lotes / produtores.
Artigo 10º – DA PREPARAÇÃO DOS LOTES FINALISTAS
Os 50 lotes classificados na primeira etapa serão retirados diretamente nas propriedades pelos organizadores do Prêmio e enviados para a TRISCAFÉ ARMAZÉNS GERAIS Rod Br 101 – Km 7,5 Viana – ES até a data prevista no cronograma do presente regulamento, sendo que a respectiva nota fiscal deverá, obrigatoriamente, estar em nome do produtor inscrito. Os cafés poderão ser entregues preparados e devidamente ensacados em sacaria nova ou serem enviados em bica corrida para rebeneficio e enquadramento no padrão da amostra prévia no referido armazém. Os custos de frete, armazenagem e rebeneficio ficarão a cargo dos organizadores. Após a data estipulada para a preparação final dos lotes, a banca examinadora determinará um representante para a verificação in loco da fidelidade dos lotes finais com a amostra submetida ao Prêmio.
Os lotes que por ventura apresentem discrepâncias em relação à amostra que descaracterizem a qualidade avaliada serão desclassificados.
Artigo 11º – DA AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS SÓCIOS AMBIENTAIS
Para conhecimento dos vencedores, todos os 50 finalistas receberão auditorias em suas propriedades a fim de serem avaliados quantos a observância dos Critérios Sócios Ambientais, onde serão observados os seguintes itens:
1 Rastreabilidade
1.1 – O produtor possui uma separação de seus talhões de café?
1.2 – O produtor separa os tipos de café que colhe, identifica e os armazena em local adequado (tulha/galpão/casa), longe de defensivos ou outros materiais que possam contaminar ou prejudicar suas características?
2 – Uso de Fertilizantes
2.1 O produtor faz análises de solo de suas lavouras de café? A aplicação do fertilizante é baseada em uma recomendação de um técnico ou agrônomo?
2.2 – O produtor possui guardadas as notas fiscais de compra de seus fertilizantes?
2.3 – O produtor dá um destino adequado para os sacos de adubos ou embalagens de fertilizantes foliares vazios?
3 – Uso de Defensivos
3.1 – A aplicação do defensivo é sempre baseada no Receituário Agronômico, recomendado por um técnico ou agrônomo e o defensivo é sempre comprado com Nota Fiscal?
3.2 – O produtor mantém os defensivos em sua embalagem original, armazena – os em local seguro, longe de residências, em local onde as crianças não têm acesso, longe de alimentos e de outros locais que possam ser contaminados?
3.3 – O produtor e todos que aplicam/manuseiam defensivos na propriedade foram Treinados para realizar tal atividade?
3.4 – O produtor e todos que aplicam/manuseiam defensivos na propriedade utilizam o EPI para realizar tal atividade?
3.5 – O produtor se preocupa com as embalagens vazias / vencidas de agrotóxicos, guardando-as em local seguro até o momento de sua devolução? Essa devolução é feita no local indicado na NF de compra?
4 – Gestão do Solo
4.1 – O produtor utiliza práticas de cultivo que minimizam e previnem a erosão do solo e sua contaminação?
5 – Colheita e Pós Colheita
5.1 – O produtor realiza a revisão / limpeza / manutenção dos equipamentos e instalações antes, durante a colheita e sempre que necessário, mantendo uma imagem positiva da propriedade como um todo?
6 – Gestão de Resíduos
6.1 O produtor possui instalações mínimas para o descarte adequado do lixo que produz?
6.2 – Os esgotos domésticos e de criatórios de animais recebem um tratamento e destinação adequadas?
6.3 A água residuária proveniente do despolpamento do café possui um destino adequado ao que a legislação determina?
7 – Meio ambiente e Conservação
7.1 – O produtor preserva e protege as nascentes e outros corpos d´água existentes em sua propriedade, mantendo inclusive a vegetação ao redor / ao longo dos mesmos e possui áreas de reserva legal e preservação permanente?
7.2 – O produtor utiliza a prática de queimadas em sua propriedade?
7.3 – O produtor evita realizar aplicação de defensivos ao longo de nascentes, rios ou qualquer curso d´água?
8 – Saúde e Segurança do Trabalhador.
8.1 – O sistema de contratação na propriedade é legalizado, seja com carteira assinada, contratos de parceria ou contratos temporários?
8.2 As crianças (menores de 16 anos) que residem na propriedade estão todas na escola e sua mão-de-obra, quando usada, é somente em trabalhos leves, fora de seu horário escolar?
Artigo 12º DOS VENCEDORES
Serão declarados vencedores, os cafés que somados a Avaliação Sensorial e a Avaliação dos Critérios Sócio-Ambientais, obtiverem maior pontuação.
§ A Avaliação Sensorial terá nota máxima de 80 pontos.
§ A Avaliação dos Critérios Sócio-Ambientais terá nota máxima de 20 pontos.
§ Todos os produtores que já possuem Certificação UTZ CERTIFIED, RAINFOREST ou equivalentes, atualizadas, terão nota máxima considerada, na avaliação dos Critérios Sócio-Ambientais .
§ No ato da inscrição junto ao regulamento, o produtor, ao assinar a ficha de inscrição, receberá os itens no qual será avaliado, ficando ciente das suas responsabilidades.
Artigo 13º – DA NOTA FINAL
A observância da lei de cada item dos Critérios Sócio-Ambientais, será avaliado de 1 a 4 pontos, alcançando 20 pontos no total. Na avaliação sensorial os cafés receberão nota máxima de 80 pontos, que somados aos 20 pontos dos Critérios Sócio-Ambientais poderão chegar a um total de 100 pontos. O café que, na somatória, chegar com maior nota será conhecido como o vencedor e assim respectivamente os demais classificados.
As notas dos critérios sócio-ambientais serão usadas como critério de ranqueamento dos dez melhores cafés após a última análise sensorial.
Artigo 14º – DO PRÊMIO POR SACA
A título de prêmio de qualidade, os Organizadores do 8º Prêmio de Qualidade Real Café Café Cafuso/UCC – Ueshima Coffee Co., Ltd., desde já se obrigam a comprar todos os lotes inscritos que não apresentam defeitos ( aqueles que se enquadrem 100 % no padrão mínimo estabelecido acima), pagando por eles a cotação cheia de fechamento da Bolsa de Mercadorias e Futuros BM & F para vencimento de Dezembro de 2007, livre de demais despesas.
Para os 50 finalistas divulgados em lista oficial será pago posteriormente R$ 30,00 de ágio por saca sobre o lote inscrito. Em contrapartida, os respectivos produtores, classificados entre os finalistas, também se comprometem a vender seus cafés aos organizadores e/ou suas empresas coligadas, sob a pena de terem seus lotes desclassificados caso a venda ocorra para terceiros.
A PRONOVA – Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo – com sede em Venda Nova do Imigrante é a Agente Oficial pra fins de Comercialização e Logística, devendo toda e qualquer operação ser encaminhada ao seu departamento comercial.
O produtor que eventualmente venda seu café antes da divulgação dos lotes finalistas poderá permanecer concorrendo aos prêmios, desde que a venda tenha sido para as empresas organizadoras.
Artigo 15º – DA PREMIAÇÃO FINAL
Os 50 produtores dos lotes classificados, além do Prêmio de Qualidade na compra do café e ágio sobre preço, serão agraciados com Certificado de Qualidade, além dos prêmios em dinheiro conforme abaixo:
1º Colocado – R$ 20.000,00
2º Colocado – R$ 15.000,00
3º Colocado – R$ 10.000,00
4º ao 10º Colocados – R$ 5.000,00
11º ao 20º Colocados – R$ 3.000,00
21º ao 36º Colocados – R$ 2.000,00
37º ao 50º Colocados – Certificado
Os nomes dos 36 primeiros colocados, em alusão ao 36º aniversário da Realcafé Café Cafuso, serão anunciados no dia 06 de dezembro de 2008, durante a Cerimônia de Entrega dos Prêmios. Os demais, do 37º ao 50º, serão divulgados em ordem alfabética logo após a cerimônia de encerramento.
Artigo 16º – DA PREMIAÇÃO EXTRA
A empresa FERTILIZANTES HERINGER, oferecerá 300 sacos de fertilizante formulado, conforme análise de solo, que serão divididos em lotes de 30 unidades, sorteados entre os produtores inscritos e presentes à cerimônia, que não constem entre os 35 premiados.
A empresa PINHALENSE MÁQUINAS AGRÍCOLAS oferecerá dois Descascadores de Café DC1, que serão utilizados, conforme critérios da comissão organizadora, em projetos comunitários de incentivo à melhoria de qualidade.
Artigo 17º – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
A utilização da marca Prêmio Real café-Café Cafuso/UCC – Ueshima Coffee Co., Ltd., para fins comerciais fica restrita às empresas organizadoras e patrocinadoras do concurso, salvo nos casos de utilização por terceiros com autorização expressa dos mesmos. A não observância da presente regra estará sujeita às sanções previstas em lei.
Artigo 18º – DAS DECISÕES FINAIS
As decisões da Comissão Organizadora serão finais e irrecorríveis. Os participantes, ao assinarem a ficha de inscrição, aceitarão as condições deste regulamento.
POSTOS DE COLETA
BREJETUBA
CASA DO AGRICULTOR/ SALA DO CAFÉ
Av. José Martinuzzo, 246, Centro
Tel. (27) 3733 1171 / (27)3733 1302.
SANTA MARIA DE JETIBÁ
COOPEAVI
Rua Francisco Schwrt, 88, Centro
Tel. (27) 3263 – 2009
GUAÇUÍ
CENTRO DE DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ
Rua Joaquim M. de Carvalho, 269, Centro
Tel. (28) 3553 – 2395
ITARANA
CAPIL
Rua Santos Venturini, 52
Tel. (27) 3720 – 1307
VARGEM ALTA
CENTRO DE CLASSIFICAÇÃO DO CAFÉ
Fruteiras Novas, Km 42
Tel. (28) 3528 – 2478
MARECHAL FLORIANO
CENTRO DE AGRONEGÓCIO
Trevo de Santa Maria
Posto do Café
(27) 3288 – 3333
IÚNA
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA
Rua Desembargador Epaminondas do Amaral, nº 113.
Centro
Tel. (28) 3545-3208
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
PRONOVA
Rod Pedro Cola, Km 01
Providência
Tel. (28) 3546-1069