Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) sobre a fusariose no abacaxizeiro serão apresentadas no maior congresso mundial em fitopatologia, o International Congresso of Plant Pathology, que acontece em Torino, na Itália, até o dia 29 deste mês, com a participação de cerca de cinco mil cientistas.
O evento, que teve início neste domingo (24), é realizado a cada cinco anos em diferentes países e reúne estudiosos de todo o mundo que desenvolveram trabalhos sobre doenças em plantas com significativa importância econômica e social. O pesquisador do Incaper e doutor em fitopatologia, José Aires Ventura, irá apresentar o abacaxi Vitória, variedade desenvolvida pelo Instituto resistente à fusariose, praga que provoca grandes perdas na produção.
De acordo com José Aires, esta edição do International Congresso of Plant Pathology tem como foco a segurança alimentar e alimentos com qualidade, ou seja, a busca pela redução do uso de agrotóxicos. É exatamente nessa linha de pesquisa que o Incaper tem se destacado no cenário internacional, com o desenvolvimento de plantas com resistência a pragas e doenças, o que diminui a necessidade do uso de insumos químicos nas plantações, afirma.
Aires acrescenta, ainda, que a participação em um congresso desse porte será uma importante oportunidade para atualização de conhecimentos pelo contato e compartilhamento de experiências e resultados com especialistas das melhores instituições de pesquisa do mundo. Além disso, esta interação abre espaço para a realização de projetos conjuntos e viabiliza a contribuição de importantes cientistas em pesquisas do Incaper.
O diretor-presidente do Incaper, Gilmar Dadalto, afirma que o reconhecimento internacional e a participação num evento como este atesta a maturidade e a qualidade das pesquisas realizadas pelo Instituto. Este prestígio nos impulsiona a prosseguir com os estudos, para que continuemos a desenvolver descobertas que beneficiem os agricultores e o meio ambiente, completa.
As pesquisas capixabas, divulgadas durante o congresso tiveram o apoio da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Workshop
Após o encerramento do International Congresso of Plant Pathology, no dia 29 deste mês, o pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, segue para Alghero, também na Itália, onde participa do X Internatinal Fusarium Workshop e do Fusarium Genomic Workshop, que prossegue até o dia 08 de setembro, com discussões específicas sobre a fusariose entre um seleto grupo de 300 cientistas de diferentes países.
O fusarium é um fungo que causa doenças em diversas plantas, animais, pessoas e ainda contamina alimentos, onde produzem toxinas cancinogênicas. O Incaper irá participar deste evento com a apresentação da variação genética do fusarium que causa doenças no abacaxi.
De acordo com Aires Ventura, os estudos do Incaper mostraram que este fungo tem grande variabilidade genética e se congrega em três grupos diferentes, o que explica a resistência aos fungicidas e a grande severidade da doença, que proporciona perdas superiores a 40% dos frutos e 20% do material propagativo (mudas).
* Fonte: Assessoria de Imprensa Incaper