Pesquisa do Incaper é apresentada em congresso internacional sobre fitopatologia na Itália

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) sobre a fusariose no abacaxizeiro serão apresentadas no maior congresso mundial em fitopatologia, o International Congresso of Plant Pathology, que acontece em Torino, na Itália, até o dia 29 deste mês, com a participação de cerca de cinco mil cientistas.

O evento, que teve início neste domingo (24), é realizado a cada cinco anos em diferentes países e reúne estudiosos de todo o mundo que desenvolveram trabalhos sobre doenças em plantas com significativa importância econômica e social. O pesquisador do Incaper e doutor em fitopatologia, José Aires Ventura, irá apresentar o abacaxi Vitória, variedade desenvolvida pelo Instituto resistente à fusariose, praga que provoca grandes perdas na produção.

De acordo com José Aires, esta edição do International Congresso of Plant Pathology tem como foco a segurança alimentar e alimentos com qualidade, ou seja, a busca pela redução do uso de agrotóxicos. “É exatamente nessa linha de pesquisa que o Incaper tem se destacado no cenário internacional, com o desenvolvimento de plantas com resistência a pragas e doenças, o que diminui a necessidade do uso de insumos químicos nas plantações”, afirma.

Aires acrescenta, ainda, que a participação em um congresso desse porte será uma importante oportunidade para atualização de conhecimentos pelo contato e compartilhamento de experiências e resultados com especialistas das melhores instituições de pesquisa do mundo. Além disso, esta interação abre espaço para a realização de projetos conjuntos e viabiliza a contribuição de importantes cientistas em pesquisas do Incaper.

O diretor-presidente do Incaper, Gilmar Dadalto, afirma que o reconhecimento internacional e a participação num evento como este atesta a maturidade e a qualidade das pesquisas realizadas pelo Instituto. “Este prestígio nos impulsiona a prosseguir com os estudos, para que continuemos a desenvolver descobertas que beneficiem os agricultores e o meio ambiente”, completa.

As pesquisas capixabas, divulgadas durante o congresso tiveram o apoio da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Workshop

Após o encerramento do International Congresso of Plant Pathology, no dia 29 deste mês, o pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, segue para Alghero, também na Itália, onde participa do X Internatinal Fusarium Workshop e do Fusarium Genomic Workshop, que prossegue até o dia 08 de setembro, com discussões específicas sobre a fusariose entre um seleto grupo de 300 cientistas de diferentes países.

O “fusarium” é um fungo que causa doenças em diversas plantas, animais, pessoas e ainda contamina alimentos, onde produzem toxinas cancinogênicas. O Incaper irá participar deste evento com a apresentação da variação genética do fusarium que causa doenças no abacaxi.

De acordo com Aires Ventura, os estudos do Incaper mostraram que este fungo tem grande variabilidade genética e se congrega em três grupos diferentes, o que explica a resistência aos fungicidas e a grande severidade da doença, que proporciona perdas superiores a 40% dos frutos e 20% do material propagativo (mudas).

* Fonte: Assessoria de Imprensa Incaper

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)