* Por Leandro Fidelis
Com mais de um século de história, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Castelo, está sendo restaurada pela primeira vez. A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim contratou um casal de especialistas para os trabalhos, iniciados há 15 dias. O projeto deve ficar pronto a tempo das comemorações da padroeira, em 8 de dezembro.
Estão previstas a troca do madeiramento do telhado, a contenção da infiltração das paredes, a reforma dos altares mor e do santíssimo e refazer as pinturas do teto. Os técnicos vão ainda restaurar todas as imagens de santos que fazem parte do acervo da Matriz. A idéia é retomar o projeto arquitetônico original da igreja. Enquanto acontecem as obras, as celebrações são realizadaas no salão paroquial.
Nos últimos dias, os restauradores fizeram descobertas que tornam o patrimônio da Paróquia conceiçoense um dos mais preciosos do Espírito Santo. Uma delas é a imagem da Imaculada Conceição. Durante o processo de prospecção, verificou-se que ela foi esculpida em Cedro do Líbano, e não de gesso como até então pensavam os fiéis.
A imagem, de 1,08 metro de altura, foi trazida de Portugal em 1887 por José de Souza Pinto, que a doou para a Matriz. Os técnicos diagnosticaram três camadas de tinta e uma de cera, além de muitos cupins, que danificaram o interior da santa. A restauração da imagem utiliza materiais de ponta e tem previsão de terminar em 120 dias.
É uma imagem de beleza rara e feita com uma madeira só trabalhada por artistas europeus em meados do século 19. A expressão de Nossa Senhora é o que a diferencia, não traduz dor. Este tipo de olho de vidro só era produzido na França. O movimento do manto também é perfeito, destaca Rosângela Silvestre, que se especializou na França em conservação e restauro de bens móveis e imóveis culturais e religiosos.
Além das surpresas com a imagem de Nossa Senhora, os profissionais descobriram ainda serem os altares revestidos com folhas de ouro. Antes de devolvê-los à comunidade, os altares e outros acabamentos em madeira da Igreja serão folheados novamente.
Os trabalhos também contam com a boa vontade de um artista local. O técnico em manutenção de computadores Márcio Dalbó, de 38 anos, que nas horas vagas pinta telas, é voluntário na restauração da imagem de Nossa Senhora. Ele foi contratado para refazer as pinturas do teto da Igreja. A tarefa começa na semana que vem. Gosto muito de arte. É um prazer ajudar a resgatar a história da cidade onde vivo, disse.
A comunidade está empolgada com as descobertas. Descendente da família de portugueses que trouxe a imagem da Imaculada Conceição, a dona de casa Ana Delciza Dariva, a Dona Dulce, 60, acompanha os trabalhos de perto. Trabalhei mais de 20 anos na Igreja e não sabia que a santa era de madeira. Sempre carregava a imagem com o maior cuidado em dia de procissão para colocar no andor, conta.
Ainda segundo Dona Dulce, sua mãe dizia que a imagem tinha aplique em pedras preciosas e uma coroa dourada, sob um manto e uma bola de cristal. A Família Pinto, que tem outros descendentes na cidade, está colaborando com a restauração da santa.
Conceição pode virar pólo de restauração
Rosângela e o marido, Marcelo Metz Peixoto, especialista em folheação em ouro, são de Belo Horizonte e estão há um ano e meio no Estado restaurando igrejas das dioceses de Cachoeiro e Colatina. A equipe tem mais um especialista além do casal e já passou por Baixo Guandu, Colatina, Ibiraçu e Aracruz. Depois de Conceição, a próxima cidade será Rio Novo do Sul.
Em Conceição, três jovens da comunidade viraram aprendizes na arte de restaurar e poderão dar continuidade aos projetos da Diocese de Cachoeiro. Mateus Crisóstomo Silveiro, 19 anos, tomou gosto pela arte ao participar da restauração da Matriz. É uma experiência nova para mim. Quero me qualificar nesta área porque aprendi muito.
O grupo conta ainda com seis profissionais entre marceneiros, pedreiros, e pode ter 16 até o final da restauração. Nosso objetivo é deixar uma equipe pronta para Conceição se tornar pólo de restauração de patrimônio. Existe um grande potencial cultural na região que não encontrei em lugar nenhum no Espírito Santo. E muita gente com talento, salienta a restauradora Rosângela.
A secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição não soube informar o valor da restauração. No entanto, haverá um sorteio de um Fusca e três bicicletas no dia 19 de outubro na Praça da Matriz. O dinheiro arrecadado com a venda das cartelas será para acabar as obras na Igreja.
– Veja neste site galeria de fotos completa sobre a restauração da Igreja Matriz de Conceição!