Celebração centenária para pedir chuva em Alfredo Chaves

Muita devoção e fé. Movidos por esses sentimentos é que centenas de pessoas se reúnem todos os anos na comunidade de Três Cruzes, interior de Alfredo Chaves para agradecer e pedir graças a mais de mil metros de altitude. No próximo dia 13, sábado, não vai ser diferente. A partir das 8h, um grupo de fiéis irá caminhar um trajeto íngreme de 800 metros a pé, em um morro, onde estão encravadas três cruzes de madeira, para realizar a tradicional celebração de Três Cruzes. O objetivo, segundo os organizadores, é agradecer a colheita e pedir chuva e saúde por mais um ano de trabalho.

De acordo com o morador João Domingos Cebim, produtor rural, “tradicionalmente a celebração acontece há aproximadamente 200 anos. E o número de fiéis que cresce a cada ano. Pedir chuva é o principal motivo da nossa caminhada ao alto do morro, e as nossas preces sempre foram atendidas”, disse.

O evento envolve fé, crendice e histórias dos antepassados. Conforme Cebim, há mais de 200 anos, três imigrantes italianos, que ali estavam se fixando, percorreram o local a fim de abrir estradas para a passagem de pessoas e animais. O agricultor conta o que foi dito pelos seus familiares mais antigos. “Dizem que ao chegar ao alto deste morro eles estavam com muita sede e não encontravam água de jeito nenhum. Era uma época de muita seca e o local é árido. Um dos três homens disse que se encontrasse água mais a frente voltaria ao local para construir três cruzes em agradecimento. E foi dito e feito. Eles encontraram uma nascente e se enfartaram de água e voltaram para construir as prometidas cruzes”, relembra.

Segundo a história, daquele dia em diante, todos os anos a comunidade dedica este dia para rezar no local em agradecimento do acontecido com os imigrantes. Há outros relatos, que segundo os moradores, realmente aconteceram. Conforme eles, um grupo de pessoas passava para ir celebrar lá no local e convidaram um outro morador, que se recusou e disse não acreditar.

Era um período de muita seca, não chovia há alguns meses, as lavouras estavam perecendo. Depois da celebração, os moradores foram agraciados com muita chuva, que acabou com a secura na região e salvou a lavoura. Mas, segundo a história, somente na propriedade do cético não choveu. Vendo isso, o homem foi logo para o alto do morro pedir chuva e no final da tarde foi atendido. “Ele passou a acompanhar os fiéis todos os anos nesta cerimônia religiosa que existe até hoje”, acredita Cebim.

Como chegar

Para chegar a Três Cruzes, vindo da Sede de Alfredo Chaves ou pela BR 262, é só seguir o percurso até Matilde e depois seguir um outro caminho de estrada de terra, passando pela comunidade de Carolina. A localidade de Três Cruzes fica localizada no distrito de São Bento de Urânia, 43 Km da Sede Municipal.

* Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Alfredo Chaves

Confira mais Notícias

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro

Venda Nova registra a temperatura mais fria do ano nesta quinta-feira (12)

Feira de adoção de cães e gatos acontece neste sábado (14) em Venda Nova