Responsável pela geração de mais de 550 mil empregos diretos na economia do Espírito Santo, o café ganhará um evento totalmente dedicado a ele. Trata-se do Festival do Café das Montanhas Capixabas, que acontecerá de 26 a 28 de setembro em Domingos Martins.
Dirigido aos produtores rurais, técnicos ligados à atividade, órgãos de pesquisa, empresários do setor e ao consumidor final, o evento pretende mostrar o estágio atual do agronegócio da cafeicultura capixaba e a sua potencialidade no Espírito Santo, com destaque paraos cafés especiais produzidos na região serrana.
Durante os três dias a programação incluirá palestras, cursos e exposição de máquinas, fertilizantes e cafés com o objetivo de difundir as experiências sobre os avanços tecnológicos e as novas oportunidades de negócios e permitir o intercâmbio entre as pessoas ligadas ao negócio cafeeiro. O festival pretende ainda sensibilizar os pequenos e médios produtores para o mercado competitivo e estimular a produção e comercialização de cafés especiais de qualidade e sustentáveis.
As atividades acontecerão numa área ao lado da Praça Arthur Gerhardt, onde será montada uma tenda de 300 m² que abrigará dez estandes com exposição e comercialização de fertilizantes, insumos, máquinas e cafés.
No espaço haverá ainda uma área destinada à montagem e ambientação de uma cafeteria, onde serão preparados ao vivo e oferecidos para degustação vários tipos de bebidas, biscoitos, bolos e outros pratos preparados com café.
As palestras técnicas, cursos e lançamento de produtos e publicações acontecerão no Auditório da antiga LBA. Como aquecimento para o eventoserá realizado nos dias 23 e 24 de setembro o curso de café expresso.Já no dia 26 é a vez da capacitação em culinária de café, onde os participantes aprenderão as técnicas e receitas para o preparo dediversos drinques, bolos, doces, molhos para carnes e salgados à basedo grão.
A organização do evento espera receber cerca de cinco mil visitantes. São aguardadas ainda caravanas de produtores rurais e técnicos da atividade vindas de várias localidades do Espírito Santo e outros estados. A visitação aos estandes será gratuita das 18 às 22 horas nosdia 26, das 10 às 22 horas no dia 27 de setembro e das 10 às 18 no dia 28 de setembro.
O Festival do Café das Montanhas Capixabas é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins (ACE-DM), Sindicato do Comércio do Café em Geral do Estado do Espírito Santo (SINDICAFÉ), Sindicato Rural Patronal de Domingos Martins e Marechal Floriano e Secretaria de Estado da Agricultura, Aqüicultura, Abastecimento e Pesca (SEAG).
Programação:
23 de setembro (terça-feira)
13 às 17h curso de Café Expresso Barista Werlen Carvalho
24 de setembro (quarta-feira)
13 às 17h curso de Café Expresso Barista Werlen Carvalho
26 de setembro (sexta-feira)
08 às 18h curso de culinária de café Instrutora Rita Zanúncio Economista Doméstica (Incaper)
18h – abertura oficial
18h recepção aos palestrantes, expositores e autoridades
19h30 abertura dos estandes
20h show de sax
22h encerramento dos trabalhos nos estandes
27 de setembro (sábado)
10h Abertura dos estandes
14h aulas show no espaço da cafeteria – Barista Werlen Carvalho e Gastrônoma Nutricionista Carmen Benazath.
18h Apresentação do Grupo de dança da Escola de Música Helena Gerhardt Brickwedde
22h show com Vitória Café Orquestra
22h encerramento dos trabalhos nos estandes
27 de setembro (sábado)
– Encontro de Cafeicultores
13h abertura Oficial
13h30 palestra “Nutrição do cafeeiro Arábica” Palestrante André Garçoni (Incaper)
14h30 Palestra “Renovação e revigoramento de lavouras de café arábica”
15h30 Intervalo
16h Palestra “Comercialização e Marketing de cafés especiais”
28 de setembro (domingo)
10h – reabertura dos estandes
11h aulas show no espaço da cafeteria Barista Werlen Carvalho e Gastrônoma Nutricionista Carmen Benazath
14h apresentação do Grupo de Dança Bergfreunde
18h encerramento do evento