Raul Sampaio, cachoeirense e compositor de Meu Pequeno Cachoeiro, morre aos 93 anos

 

O compositor Raul Sampaio morreu, aos 93 anos, na noite dessa quarta-feira (26). A causa da morte não foi divulgada.

 

Raul é autor da música "Meu Pequeno Cachoeiro", eternizada na voz de Roberto Carlos e que fala sobre a cidade natal de ambos, Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

 

Além de "Meu Pequeno Cacheiro", o compositor escreveu mais de 400 músicas, gravadas por vários artistas. "A Carta" foi sucesso na voz de Erasmo Carlos.

 

Nos últimos anos, Raul vivia em Marataízes, também no Sul do ES.

 

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lamentou a morte do artista em uma rede social.

 

"Hoje a saudade veio visitar nossos corações. Raul Sampaio, cachoeirense, que tanto enriqueceu a cultura capixaba com suas composições, melodias e poesias, nos deixou. Seus versos e sua memória ficarão eternizados em nossa história. Meu abraço aos seus familiares e amigos", escreveu Casagrande.

 

HISTÓRIA

Raul Sampaio Cocco foi autor de aproximadamente 400 canções, especialmente,"Meu Pequeno Cachoeiro", que fez sucesso na voz de Roberto Carlos.

 

Filho de José Cocco e de Fany Sampaio Cocco, irmão de Domingos, Ruth e Fanny, também primo de Sérgio Sampaio e Hélio Moraes Sampaio, Raul nasceu em 06 de julho de 1928, em Cachoeiro de Itapemirim.

 

Ele começou a vida artística na Rádio ZYL-9, como solista do conjunto Dois Valetes e uma Dama. Em 1949 se mudou para o Rio de Janeiro e passou a integrar o Trio de Ouro em 1952. Sua primeira música de sucesso foi "Guarda-Chuva de Pobre".

 

A música "Meu Pequeno Cachoeiro" virou o Hino Oficial da cidade – Lei nº 1.072/66, sancionada pelo prefeito Abel Santana.

 

Suas canções foram gravadas por Roberto Carlos, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Toquinho e Vinicius de Moraes, Elza Soares, Fafá de Belém, Maria Betânia, João Bosco e muitos outros. Além disso, intérpretes estrangeiros, como a mexicana Elvira Rios (Estoy pensando em ti), regravaram as músicas do cantor cachoeirense.

 

Roberto Carlos, também compositor, é conhecido como o filho mais ilustre de Cachoeiro, mas seus conterrâneos concordam que o maior compositor da cidade é, sem dúvida, Raul Sampaio Cocco.

 

Com informações do G1 e do Jornal Fato.

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas