* Por Leandro Fidelis
O descuido de um motorista quase termina em tragédia nesta terça (14), por volta de 22 horas, em Venda Nova. Ele, que não quis se identificar, estacionou a carreta placas IHK 3438 (Betim, Minas Gerais) no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-262 para ir ao banheiro, mas o veículo acabou andando, atravessou a pista e atingiu o campo de bocha da propriedade de Ambrósio Falqueto, em Bananeiras. Ninguém ficou ferido.
Os frentistas do turno noturno assistiram à cena, mas nada puderam fazer para evitar o deslocamento da carreta carregada com 30 toneladas de material asfáltico, produto altamente inflamável. Eles contam que o veículo seguiu em linha reta cerca de 80 metros, quebrou o muro da residência até chegar ao campo de bocha. Parte do telhado e da mureta do campinho ficaram destruídos. Não passava carros na pista no momento.
Na casa que fica ao lado do campinho estavam o produtor rural Ambrósio, 88 anos, sua esposa, a filha Regina (47) e o marido dela. Já estávamos todos dormindo quando ouvi um barulho estrondoso parecido com avião. Imediatamente abri a janela, mas não me dei conta do campinho destruído. Depois vi o motorista correndo. Nunca vi algo parecido aqui, relatou Regina.
O motorista disse que estava indo para Vitória e garante que puxou o freio de mão e deixou a carreta engrenada. Tanto é verdade que só depois de 15 minutos o veículo andou. Não quero mais falar. Não conseguimos o nome do motorista com a Polícia Rodoviária Federal- PRF por causa da mudança de escala. A carga não corre risco de explosão.
Outro caso
Nesta segunda (13), um caminhão-baú Mercedes Benz carregado com seis toneladas de adubo orgânico foi dar passagem a um carro de passeio e o barranco cedeu em Marechal Floriano. O caminhão se projetou de uma altura de dez metros, bateu numa casa destruindo um banheiro e uma varanda e foi parar no leito do Braço Sul do Rio Jucu. O proprietário do veículo, Antônio Sérgio Feigl, o Serginho, sofreu ferimentos leves.