Altar da Igreja Nossa Senhora da Penha, em Pindobas, passa por restauração

 

O altar da Igreja Nossa Senhora da Penha, localizada em Pindobas, Venda Nova do Imigrante está passando por uma restauração. Talhado em madeira, por volta de 1920, o altar possui uma imagem da santa que dá nome à Igreja, também esculpida em madeira e, possivelmente, de origem portuguesa.  

 

A Igreja de Pindobas é a edificação religiosa mais antiga do município, tendo sido, provavelmente, construída há mais de 100 anos por imigrantes italianos. O local já passou por uma restauração semelhante em 1978, quando foi feita uma repintura do altar.

 

 

Desta vez, além das melhorias técnicas no altar, para conservação e preservação do monumento histórico, será feita, junto à comunidade, uma pesquisa de campo que pretende documentar um pouco da história do altar e da própria Igreja, com o intuito de conscientizar a população da importância cultural e religiosa do templo que está inserido na rota turística do Município.

 

O artista plástico, Bruno Salvador, responsável pela restauração, comentou sobre os detalhes do trabalho e deu mais informações sobre o processo. “O altar será restaurado mantendo as cores atuais. Serão feitos procedimentos de conservação e retorno de partes onde a policromia foi removida pela ação do tempo. O altar receberá ainda uma camada de proteção para que as intervenções realizadas sejam preservadas.”

 

 

Salvador falou ainda sobre a pesquisa e o registro histórico que pretende documentar a história do altar e da igreja com o objetivo de mobilizar e conscientizar os munícipes para o valor cultural da construção: “Para esta pesquisa, serão entrevistados os moradores mais antigos de todo o município, afim de registrar histórias contadas por eles, fotos antigas e documentos da época. Pretendemos assim, documentar e registrar esta rica história do início da comunidade de Venda Nova do Imigrante.”

 

Quem é Bruno Salvador

 

Bruno Salvador é artista plástico, graduado pela Ufes, restaurador capacitado pelo núcleo de restauração do Centro de Artes da mesma instituição. Seu último trabalho de restauração foi na Igreja Nosso Senhor dos Passos, a Matriz Velha de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante/texto adaptado

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas