Cidades

RuralturES 2022: Expedição Tropeira vai sair de Minas Gerais

 

A Expedição Tropeira vem com força total em seu 15º ano e segundo consecutivo na Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2022). Nesta edição, a comitiva que percorre a Rota Imperial no lombo de muares vai sair de Durandé (MG) e pousar no dia 17 de setembro (sábado) no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). Pelo menos 30 tropeiros do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro confirmaram presença.

 

O trajeto pelo caminho histórico que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real ainda está sendo elaborado, mas terá aproximadamente 120 km, com saída prevista para a quarta-feira (14) que antecede o início da RuralturES. Organizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, a Feira será realizada de 15 a 18 de setembro, com entrada gratuita.

 

A partida do Estado vizinho tem apoio do proprietário rural Cláudio José Magalhães, o “Clauzé”, de Durandé. Tropeiro experiente, inclusive como participante da primeira edição da Expedição Tropeira, Clauzé tem boas expectativas com a próxima aventura. “Trata-se de um grupo muito especial, que valoriza o tropeirismo montando em burros e mulas. A Expedição faz esse resgate cultural, valorizando como foi o transporte de mercadorias no passado”, diz.

 

E aventura com animais de montaria é com ele mesmo. Em 2013, Clauzé e um grupo de amigos participou de uma cavalgada de 2.500 km entre Espera Feliz (MG) e Passo Fundo (RS). “Às vezes a gente faz alguma loucura (risos), mas encontra todo tipo de cultura caminho afora. O nosso Brasil é muito rico, e a gente aprende muito na estrada”.

 

Em 2021, a Expedição Tropeira somou cinco dias de aventura, cultura e diversão, resgatando apenas trechos da Rota Imperial na região Sul-Serrana capixaba. A tropa fez o primeiro pouso em Ibatiba, a “Capital Estadual dos Tropeiros”, pernoitou em Mata Pau e Piaçu, em Muniz Freire; e no Rancho do Celso de Oliveira, em Conceição do Castelo; antes de chegar ao Centro de Eventos de Venda Nova.

 

Rancho

Nesse local, mais uma vez o Paiol do Nonno funcionará como “Rancho do Tropeiro”. A ideia é aumentar a experiência do público com o modo de vida que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Sul capixaba e ainda reúne apaixonados.

 

Segundo a organização, empreendedores do Vale do Emboque e do Centro de Treinamento Equestre (CTE) Belinho (Saiba mais abaixo/ao lado), todos de Conceição do Castelo, vão comandar o espaço, prometendo imersão nas tradições tropeiras ainda mantidas ao longo da Rota Imperial.

 

A RuralturES é fruto da Ruraltur, evento nacional que teve sua última edição, em 2019, em Venda Nova do Imigrante, após anos sendo realizada no Nordeste do Brasil. No ano passado, a primeira edição estadual contou com 113 espaços de exposição, 15 caravanas de diversos municípios capixabas e um público estimado em 27 mil pessoas, que ocuparam 100% da rede hoteleira e movimentaram aproximadamente R$ 1 milhão em vendas diretas no evento.

 

*Mais informações: www.ruraltures.com.br.

 

SAIBA MAIS: A Rota Imperial

Criada pela Coroa Portuguesa no século 17, a ideia da Rota era oficializar o trajeto do ouro de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, onde o metal precioso encontraria saída para o mar sem a necessidade do pagamento de impostos. No entanto, só foi inaugurada em 1816 após o declínio da exploração do ouro em Minas.

 

Em solo capixaba, a Rota tem como marco zero o Palácio Anchieta (Vitória) e ajudou no estabelecimento de imigrantes europeus nas Montanhas Capixabas no século 19 e contribuiu para o desenvolvimento do sul do Estado, com o transporte de mercadorias pelos tropeiros até meados do século passado.

Confira mais Notícias

Curso gratuito de bordado será realizado no Distrito Turístico de Pindobas em Venda Nova

Prefeitura abre cadastro para doação de até 400 mudas nativas por propriedade em Venda Nova

Mais de 250 vagas de empregos disponíveis em Venda Nova e região

Vargem Alta abre processo seletivo para contratação de profissionais em diversas áreas

Jovem é socorrida após ficar com a mão presa em moedor de carne em Brejetuba

Produtores de Pedra Azul cultivam morangos que viram tortas gigantes na tradicional festa

Exposição de Orquídeas celebra uma década e coloca Venda Nova no circuito nacional da orquidofilia

Sicoob Sul-Serrano entrega iluminação do estádio do Caxias Castelense Clube em Conceição do Castelo

plugins premium WordPress