Horário de verão: saiba como sincronizar seu corpo com o novo horário

Começou, a partir deste domingo, o horário de verão brasileiro. E por mais que você reclame, o fato é que terá de se acostumar com o relógio adiantado em uma hora. Mas cuidado, a mudança no horário pode prejudicar o bem-estar até o relógio biológico se acostumar com a nova “sincronia”. Porém, uma mudança de comportamento pode impedir que a alteração seja um transtorno para o dia-a-dia.

O corpo, acostumado com o horário regular, leva um tempo para se adaptar à nova situação, de acordo com a pneumologista e médica do sono Jéssica Fábia Polese. “No início, você fica mais irritado, sonolento, com dificuldade de atenção e dor de cabeça”, informou. Segundo a médica, as pessoas, acostumadas a dormir em determinada hora tendem a continuar com o mesmo horário e perdem um período de sono, já que devem acordar mais cedo para acompanhar o novo período.

Apesar de a principal reclamação ser o cansaço provocado pela noite mal dormida, o sono, além de ser um período de descanso, também é um momento do corpo “recarregar as baterias”. “É durante o sono que o corpo produz substâncias e hormônios necessários para o dia seguinte. Por isso é importante que as pessoas se acostumem rápido com o novo horário”, alertou a médica.

Jéssica Polese também lembrou que ao contrário do que a maioria acredita, o sono é um momento ativo do organismo. “É durante o sono que a gente se prepara fisicamente e psicologicamente para o dia-a-dia”. Para a médica, o fundamental é tentar adaptar o corpo o mais rápido possível.

A edição 2008 / 2009 do horário de verão vai até o dia 15 de fevereiro de 2009. Durante esse período, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão permanecer adiantados em uma hora.

* Fonte: Folha Vitória

Confira mais Notícias

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

Delegacia de Venda Nova do Imigrante lança cartilha com dicas de prevenção a golpes e estelionatos

30º Festival de Inverno de Domingos Martins entra na reta final com shows de 14 Bis, Dona Fran e Macucos

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil