Geral

Jovem morreu de meningite contagiosa, aponta exame

* Por Leandro Fidelis (às 17h15)

O exame feito com Jusan Garcia dos Santos, de 16 anos, que morreu em Venda Nova na última quarta (22) após uma febre muito forte e aumento de pressão de origem desconhecidas, detectou ser uma meningite contagiosa a causa da embolia pulmonar que levou o jovem ao óbito. O resultado foi divulgado hoje pelo Laboratório Central do Estado, que realizou o exame a partir de material coletado da medula do menor durante atendimento no Hospital Padre Máximo- HPM, em Venda Nova, na manhã de quarta.

A meningococemia do tipo C é causada pela bactéria “Neisseria”. Segundo os médicos do HPM, não há registro da doença na região. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Venda Nova está convocando familiares e outras pessoas que tiveram contato direto com o rapaz nos últimos dias para analisar se houve contaminação. A família de Jusan vive de agricultura em Forno Grande, na divisa entre Venda Nova e Castelo. Eles não quiseram comentar o assunto.

“Quem contaminou o paciente pode estar espalhando a bactéria e não necessariamente estar doente. A meningococemia é mais grave que a meningite comum”, disse Marli Zandonadi, enfermeira chefe do hospital. Ainda de acordo com ela, o bloqueio da doença é feito com antibiótico profilático.

O exame no Laboratório Central é um dos que ajudam a apurar a morte do adolescente. Diante do diagnóstico incerto na noite da morte de Jusan, os médicos encaminharam o seu corpo para o Serviço de Verificação de Óbito do Hospital da Polícia Militar em Vitória. De lá, o cadáver foi encaminhado para o Instituto Médico Legal- IML, onde passou pelo exame histopatológico, que avalia toda a composição do tecido. A médica legista Cássia Souza Carvalho disse que o resultado sairá em 20 ou 30 dias.

Na última quarta-feira, Jusan e um amigo da mesma idade foram atendidos pela manhã com quadro semelhante de febre e pressão altas no Posto de Saúde de Alto Caxixe, em Venda Nova. Os amigos foram medicados, mas Jusan, que estava mais debilitado, foi encaminhado para o HPM. O rapaz teve uma melhora e foi liberado ainda pela manhã.

À noite, a situação de Jusan se agravou e ele foi trazido de volta para o hospital, onde ficou internado. A pressão arterial de Jusan chegou a 240. Os médicos conseguiram estabilizá-la, mas mesmo assim ele veio a óbito às 20h40.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho