Cães fazem sujeira em vila na Tapera

* Por Leandro Fidelis

O melhor amigo do homem talvez não seja o melhor amigo da limpeza pública. Na vila do bairro Tapera, em Venda Nova, cães de rua estão revirando o lixo e o entulho colocados para fora de casa pelos moradores, conforme o horário de recolhimento do caminhão da Prefeitura. A população canina na localidade chega a quase 50, calculam os moradores que não sabem como contornar a situação.

O lixo é colocado próximo a um poste no entroncamento de três estradas da Tapera. Ali não passam uma terça ou quinta-feira sem a sujeira dos cachorros. Desde a implantação do sistema agendado de coleta nos bairros, que extinguiu os latões, a população passou a acondicionar o lixo em sacolas plásticas para o caminhão recolher.

À procura de comida, os cães entram até dentro das casas à noite para mexer no lixo a ser colocado na rua na manhã seguinte. “Como na minha casa não tem muro, já espantei cachorro dormindo na varanda. O caminhão sempre atrasa o horário combinado. Também tem vizinhos que colocam o lixo na véspera”, relata a aposentada Rosa Leite Guimarães, de 71 anos.

O filho dela, o pedreiro Antonio Guimarães, 32, sugere colocar um contêiner no ponto central do bairro para depositar o lixo. “Matar esses animais não pode. Pelo menos um local adequado deveria ter”.

Na casa do vigia João Batista Cevolani, 59, os cachorros não respeitam nem o lixo colocado em local mais alto. Toda véspera de coleta, ele põe a sacola de lixo pendurada num tronco, mas os cães maiores a alcançam com facilidade. “Estou construindo um muro e vou cercar o terreno com ela. As coisas não podem ficar do jeito que estão”.

Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Uma funcionária afirmou desconhecer o problema na vila e que desde a eliminação dos latões a Secretaria vem avaliando o sistema de coleta agendada. Ela disse que também há transtornos com o lixo em outras localidades. “Vamos fiscalizar os horários de recolhimento”.

Em Venda Nova não existe um Centro de Controle de Zoonoses. Por isto, a Secretaria de Obras está reformulando seu Código de Postura junto à Secretaria de Saúde para controlar a população de cachorros de rua a partir do próximo ano. A Vigilância Sanitária já orienta os donos de cães a mantê-los presos.

Confira mais Notícias

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro

Venda Nova registra a temperatura mais fria do ano nesta quinta-feira (12)

Feira de adoção de cães e gatos acontece neste sábado (14) em Venda Nova

Ifes Venda Nova realiza mais uma edição da Feira de Empreendedorismo