Cidades

Cães fazem sujeira em vila na Tapera

* Por Leandro Fidelis

O melhor amigo do homem talvez não seja o melhor amigo da limpeza pública. Na vila do bairro Tapera, em Venda Nova, cães de rua estão revirando o lixo e o entulho colocados para fora de casa pelos moradores, conforme o horário de recolhimento do caminhão da Prefeitura. A população canina na localidade chega a quase 50, calculam os moradores que não sabem como contornar a situação.

O lixo é colocado próximo a um poste no entroncamento de três estradas da Tapera. Ali não passam uma terça ou quinta-feira sem a sujeira dos cachorros. Desde a implantação do sistema agendado de coleta nos bairros, que extinguiu os latões, a população passou a acondicionar o lixo em sacolas plásticas para o caminhão recolher.

À procura de comida, os cães entram até dentro das casas à noite para mexer no lixo a ser colocado na rua na manhã seguinte. “Como na minha casa não tem muro, já espantei cachorro dormindo na varanda. O caminhão sempre atrasa o horário combinado. Também tem vizinhos que colocam o lixo na véspera”, relata a aposentada Rosa Leite Guimarães, de 71 anos.

O filho dela, o pedreiro Antonio Guimarães, 32, sugere colocar um contêiner no ponto central do bairro para depositar o lixo. “Matar esses animais não pode. Pelo menos um local adequado deveria ter”.

Na casa do vigia João Batista Cevolani, 59, os cachorros não respeitam nem o lixo colocado em local mais alto. Toda véspera de coleta, ele põe a sacola de lixo pendurada num tronco, mas os cães maiores a alcançam com facilidade. “Estou construindo um muro e vou cercar o terreno com ela. As coisas não podem ficar do jeito que estão”.

Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Uma funcionária afirmou desconhecer o problema na vila e que desde a eliminação dos latões a Secretaria vem avaliando o sistema de coleta agendada. Ela disse que também há transtornos com o lixo em outras localidades. “Vamos fiscalizar os horários de recolhimento”.

Em Venda Nova não existe um Centro de Controle de Zoonoses. Por isto, a Secretaria de Obras está reformulando seu Código de Postura junto à Secretaria de Saúde para controlar a população de cachorros de rua a partir do próximo ano. A Vigilância Sanitária já orienta os donos de cães a mantê-los presos.

Confira mais Notícias

Secretária do Governo dialoga com comunidade de Pedra Azul sobre drenagem do rio próximo ao Morangão

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

Eleitores de Venda Nova que não coletaram a biometria receberão mensagens via SMS

Parque estadual é criado no ES para proteger uma das aves mais raras do mundo

Campanha nacional ‘Corra para as Montanhas Capixabas’ amplia visibilidade do destino e mira mais turistas

Lista de empregos em Venda Nova e região é atualizada; veja as vagas!

Contran aprova resolução que acaba com obrigação de aula em autoescola para CNH