Filme sobre escultor de Venda Nova na programação do 15º Vitória Cine Vídeo

* Gazeta Online/ Redação FMZ

Está na hora de conferir o resultado do 3º Revelando os Brasis. A partir desta segunda-feira (10), o capixaba pode assitir aos 40 vídeos produzidos este ano na mostra que será realizada no Teatro Carlos Gomes, dentre eles o vídeo-documentário sobre a vida do escultor Pedro Giubbini, de Venda Nova.

A Mostra Revelando os Brasis segue até sexta-feira abrindo a programação do 15º Vitória Cine Vídeo. As exibições terão início às 18h30. A entrada é gratuita.

Os vídeos foram realizados por moradores de municípios com até 20 mil habitantes. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e parceria do Canal Futura.

Nesta terceira edição, foram selecionadas histórias de 18 estados. São ficções ou documentários que revelam um Brasil desconhecido para muitos. No Rio de Janeiro, por exemplo, Nilma Accioli transformou em filme a história de seis irmãs descendentes de escravos. A luta por um pedaço de terra marca a trajetória das irmãs até hoje. Expulsas de sua casa no passado, atualmente elas vivem isoladas, marcadas por fato tão traumático. Na rua, não conversam com ninguém.

No Estado, uma das histórias é a das mulheres que fazem orações para que as pessoas reencontrem objetos furtados ou perdidos. Parece fantasioso, mas em Vila Valério, interior do Espírito Santo, elas existem. São as responsadeiras, pessoas que possuem, segundo os moradores, o dom do responso, que é uma forma de oração muito antiga na Igreja Católica.

A fama dessas mulheres é tão grande na cidade que até mesmo o responsável em fazer os comunicados no alto-falante da igreja as indica quando alguém o procura para achar um objeto perdido. Essa história curiosa foi revelada no documentário ´As Últimas Responsadeiras´, de Patrick Camporez Mação.

Ingressos

A entrada para conferir a exibição dos vídeos do Projeto Revelando os Brasis é gratuita. Os ingressos podem ser retirados, no dia da exibição, na portaria do Teatro Carlos Gomes a partir do meio-dia.

Além da mostra nacional, no mesmo período, o 15º Vitória Cine Vídeo promoverá o 9º Festivalzinho de Cinema, com uma programação infanto-juvenil destinada a três mil estudantes da rede pública municipal de ensino de Vitória, e o Cine Galpão Itinerante, com exibições ao ar livre em cinco bairros da capital. De 19 a 21 de novembro, o VCV realizará uma mostra de longas-metragens capixabas.

A Mostra Competitiva Nacional de Curtas, Médias e Vídeos e o lançamento de longas-metragens inéditos no Estado serão realizados de 24 a 29 de novembro. Nesse período, também acontecerão as oficinas e palestras, o Cinema na Praia, o lançamento de livros e a homenagem a um grande nome do cinema brasileiro.

Confira mais Notícias

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova

Viva Cultura: Venda Nova lança edital para fomento de iniciativas culturais