Polenta Off Road receberá duas provas de motociclismo: Enduro de Regularidade e Enduro

 

O Polenta Off Road, que acontecerá de 25 a 28 de maio de 2023, em Venda Nova do Imigrante (ES), contará com duas modalidades de motociclismo: o Enduro de Regularidade e o Enduro, a novidade desta 7ª edição do evento, ambos com validade pelos campeonatos Capixaba e Brasileiro.

 

Será a primeira vez que as duas modalidades de motociclismo serão realizadas juntas em um mesmo evento no Brasil e válido pelo Campeonato Brasileiro. Espera-se a participação de 300 competidores de todo o país, tornando a experiência ainda mais especial.

 

O Enduro de Regularidade será igual aos anos anteriores. Conhecido tradicionalmente como “Enduro da Polenta”, em sua 34ª edição valerá pelas 17ª, 18ª, 19ª e 20ª etapas do Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Antes de chegar a Venda Nova, o Campeonato tem etapas no Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso.

 

E está valendo a disputa em duplas nessa modalidade. De acordo com o presidente do TCMA, Carlos Minet, na disputa individual já é de conhecimento dos competidores passar no tempo estabelecido pela organização. Como em dupla raramente o tempo é o mesmo, considera-se sempre o pior resultado. “Ou seja, mesmo que um piloto passe no tempo certo previsto na planilha, se o outro atrasa, é essa pontuação que vale na contagem final”.

 

 

O diretor de prova, Alan Minete, destaca que as trilhas do Enduro de Regularidade vêm com novidades. “Estamos incluindo trilhas antigas e vai ter bastante navegação. Às vésperas da prova, estamos fazendo o levantamento da rota desejada, pedindo permissão aos proprietários das áreas, e a limpeza para que tudo esteja pronto a tempo do evento”, disse.

 

Diferencial

Já o Enduro, por sua vez, é uma modalidade com circuito fechado, sem planilha, no qual ganha quem faz o menor tempo no somatório do dia. A competição inédita no Polenta Off Road valerá pelas 5ª e 6ª etapa do Brasileiro de Enduro, somando 300 km de prova.

 

O promotor do Brasileiro de Enduro, Maurício Brandão (CBM), considera o ‘Polenta’ uma grande adesão do Campeonato em 2023. “O Enduro vem para somar e unir forças, agregando ao Polenta Off Road em termos de repercussão e credibilidade e acrescentando as características turísticas e esportivas da cidade, que tem essa vocação para o turismo esportivo. Isso nos cria uma expectativa muito boa e, é claro, o Enduro é mais uma modalidade no portifólio do Polenta, criando todo um diferencial neste grande evento do calendário brasileiro”, avalia.

 

Brandão também ressalta a importância de trazer mais uma prova de Enduro para o Espírito Santo (a outra etapa já ocorre em Aracruz), resultado decorrente do alto nível dos capixabas em destaque no Brasileiro. “Temos como referência o Bruno Crivilin, nosso representante no Mundial, e outros vários pilotos que representam o Estado e justificam a prova no Espírito Santo”.

 

Em família

A nova modalidade esportiva do Polenta Off Road tem uma história curiosa. Patrícia Campos, de Mariporã (SP), compete com toda a família, incluindo a filha Duda, de apenas 11 anos, que já teve uma boa colocação na primeira etapa do Brasileiro de Enduro deste ano.

 

Patrícia, o marido, mais conhecido como “Sapinho”, e Duda estão confirmados na etapa de Venda Nova. “Somos uma família de pilotos! Tudo começou pela paixão do meu marido pelo esporte, fazendo trilhas em nossa região. E me envolveu totalmente através dessa paixão. Comecei a fazer trilha com ele, daí depois vieram as primeiras competições e a paixão passou a ter um sentimento maior: o amor pelo Enduro”, conta Patrícia.

 

A esportista criou um perfil no Instagram onde compartilha fotos e vídeos dos trilheiros da região e hoje com 14 mil seguidores (@crosscantareira). A conta ajuda a popularizar o esporte.

 

Programação

O Polenta Off Road é organizado pelo Trail Clube Mata Atlântica (TCMA) e conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e Governo do Estado do Espírito Santo. O evento visa promover o turismo e a aventura em meio à natureza exuberante das Montanhas Capixabas. São esperados pelo menos mil atletas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio no site https://polentaoffroad.com/.

 

O Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, será o ponto de partida e chegada dos atletas e contará com diversas atrações para o público em geral, como programação musical, gastronomia, cervejas artesanais e a segunda edição da Feira de Aventura das Montanhas Capixabas, numa parceria com o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. No entanto, é importante ressaltar que o estacionamento para o público em geral estará proibido este ano.

 

A competição terá premiação em troféus para os primeiros colocados e medalhas de participação para todos os inscritos. A programação geral do evento será divulgada em breve.

 

Serviço:
7º Polenta Off Road

Dias 26, 27 e 28 de maio

Local: Venda Nova do Imigrante (ES)

*Inscrições a partir de 1º de abril em www.polentaoffroad.com 

Modalidades: enduro, enduro de regularidade, bike, trail run, big trail e UTV

Local de largadas e concentração: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”

*Entrega dos kits: dia 26/5 (sexta-feira) para todas as modalidades

*Instagram: @polentaoffroad @feiradaaventura

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do Polenta Off Road.

Confira mais Notícias

Atleta de Venda Nova se destaque em Campeonato Capixaba de Triathlon

Ingressos para amistoso da Seleção Brasileira feminina no Kleber Andrade estão disponíveis 

Esporte

Atletas do Karatê de Venda Nova disputam campeonatos nacionais

ES encerra primeiro bloco dos Jeb´s com 58 medalhas e já supera marca de 2023

Jovens de Venda Nova representam o Espírito Santo nos Jogos Escolares Brasileiros em Recife

Delegação capixaba participa dos Jogos Escolares Brasileiros em Recife

Esporte

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Vendanovense vai representar o Brasil na Paralimpíada de Paris