Deputado federal, Evair de Melo, no interior do Santuário Nacional São José de Anchieta. O parlamentar participou do processo de restauro do imóvel.
Neste dia 9 de junho, comemora-se o dia de São José de Anchieta e as atenções estão voltadas para o município de Anchieta, mais precisamente para o Santuário Nacional São José de Anchieta. Atualmente, o local é um ponto que reúne turistas e fieis, e está aberto para visitações todos os dias (veja serviços e horários no fim a matéria).
O processo de restauração do santuário foi uma obra muito aguardada e possível graças a uma soma de esforços e agora está aberto para que todos possam visitar.
Nesta sexta-feira (9), por meios das redes sociais, o deputado federal Evair de Melo lembrou do processo de restauro do imóvel e convidou a todos para visitar o santuário. “Gostaria de te convidar a conhecer o resultado de um trabalho que me enche de orgulho: a restauração do Santuário Nacional São José de Anchieta. Desde o início do meu mandato em 2015, participei ativamente desse longo processo, que foi concluído em 2021. Como apreciador do Santuário e católico, vejo e exalto o simbolismo e a importância desta celebração para todos os capixabas. É uma manifestação de nossa cultura e tradição”, disse Evair.
A programação alusiva ao dia do Santo vai até o próximo domingo (11). Dentre as atrações, está a 24ª edição da Caminhada Passos de Anchieta. Os peregrinos saíram de Vitória e caminhão até o Santuário, em um total de 100 quilômetros percorridos durante quatro dias.
“O Santuário é um lugar de fé e devoção, onde podemos conectar-nos com a história e a espiritualidade de São José de Anchieta. Venha fazer parte dessa experiência! Visite o Santuário Nacional São José de Anchieta”, convida o deputado Evair de Melo.
O santuário
O espaço é um dos ícones do turismo religioso no Espírito Santo, situado no município de Anchieta, na região litoral sul capixaba. Além do restauro arquitetônico de todo Santuário, foram construídos um museu e novos anexos.
As instalações do Santuário contam agora com sala de exposição das mensagens/objetos ofertados pelos fiéis por graças alcançadas, além de loja, café e banheiros. Também foram instalados no local uma nova iluminação, sonorização, paisagismo, restauro do acervo, montagem da sala de documentação e biblioteca, priorizando sempre a acessibilidade.
As intervenções de restauro tiveram o patrocínio da Vale e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Rouanet e coordenada pelo Instituto Modus Vivendi. O Santuário é um dos principais símbolos da presença jesuíta no Brasil e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943. O complexo é formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma das mais antigas do País, e de áreas da antiga residência.
Visitação ao interior da igreja e ao Quarto de Anchieta
Aberto todos os dias
Horário: 08h às 18h
Aos domingos, esse horário é interrompido para as celebrações das 08h30 e 10h30.
Centro de Interpretação
Aberto todos os dias.
Horário: 09h às 12h e 13h às 17h.
Centro de Documentação
Aberto de terça à sexta-feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h. Acesso exclusivamente por agendamento .
Loja do Santuário
Aberta todos os dias.
Horário: 09h às 12h e 13h às 17h.
Café Rerigtyba
Aberto de Terça a domingo.
Horário: 14h às 20h.