Associação das Voluntárias cria e borda coleção com ipês, árvore símbolo de Venda Nova

 

O ipê é um dos símbolos de Venda Nova, e seu cuidado é contemplado pelas ações do Programa Municipal “Venda Nova do Imigrante- Cidade dos ipês”, que inclui plantios de mudas na data, a criação de um bosque, entre outras. Além do aspecto estético e de ser nativo da região, foi a árvore utilizada pelos imigrantes italianos na estrutura das primeiras casas do município. 

 

E a árvore também inspira o trabalho de 130 mulheres dedicadas à filantropia. A Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo criou a “Coleção Ipês”, de peças de artesanato bordadas à mão. A ideia foi proposta pela Prefeitura de Venda Nova junto à diretoria da Associação, que abraçou a causa e desenvolveu panos de pratos e guardanapos com a temática dos ipês. 

 

Na última terça-feira (29), a secretária Municipal de Meio Ambiente, Sabrina Zandonade, e a engenheira florestal Thayanne Loer, visitaram a sede das Voluntárias para conhecer a coleção. Foi Thayanne quem apresentou a ideia para a sogra, a voluntária Albertina Zandonade Carnielli, que a levou ao grupo.

 

Para Sabrina, o ipê vem como nova opção de tema para as Voluntárias desenvolverem produtos e gerarem recursos para o hospital. “Buscamos referência de artesanatos com essa temática na internet e encadernamos um livrinho para entregar às Voluntárias. Elas já trabalham com produtos para a Serenata Italiana e a Festa da Polenta e agora o ipê inspira a nova coleção”, disse a secretária.

 

De acordo com a presidente das Voluntárias, Marília Caliman, a “Coleção Ipês” é uma homenagem à árvore símbolo de Venda Nova do Imigrante. “Estamos estudando novas peças para ampliar a coleção.”

 

Onde encontrar os produtos das Voluntárias:

 

– Na loja da sede, em Venda Nova do Imigrante, de segunda a sexta-feira, das 12 às 16 horas. Ao lado do Hospital Padre Máximo.

 

– Na loja Da Tutte Mani, onde as peças são comercializadas com o apoio do Instituto Jutta Batista.

 

Rota do Lagarto- Quadrado São Paulinho (Pedra Azul)

Sex: 10h às 18 horas

Sáb: 10h às 19 horas

Dom: 10h às 18 horas

 

Contatos:

(28) 99986-1470

Redes sociais @voluntariashpm 

Endereço: R. Buganville, 50, Residencial do Bosque, Venda Nova do Imigrante – ES

 

Confira mais Notícias

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Espetáculo “Maria Mineirinha em: Oncotô” neste sábado (26) em Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante recebe o espetáculo teatral “Cadê Mafalda?”

Confira a programação da 23ª Festa do Socol de Venda Nova do Imigrante

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante