Vinte produtores de café tiveram seus produtos escolhidos para participar da grande final do 2º Concurso de Café de Castelo. Dez produzem café arábica e dez cultivam o conilon. As datas da grande finalíssima e da premiação ainda não foram marcadas.
O júri que escolheu as amostras é composto por provadores de café de Castelo, Brejetuba e Venda Nova. As provas aconteceram na Sala de Degustação e Classificação da Semamb. No dia 6 de novembro a categoria de café avaliada foi o arábica. No dia 28 a categoria conilon.
Segundo os provadores, as amostras apresentaram excelente qualidade. De acordo com o regulamento do concurso, os técnicos da secretaria visitarão os dez produtores classificados de cada categoria.
Na propriedade coletarão nova amostra, que será novamente degustada e avaliada. A data para isto acontecer ainda não foi definida.
O objetivo da Prefeitura ao realizar o concurso de café é melhorar a qualidade do grão produzido no município. Nosso produto se torna mais competitivo e nossos produtores alcançam melhores preços, avalia Cristiana Pacheco Gama Stradiotti, secretária Municipal de Agricultura.
Cristiana diz que no ano passado os 20 produtores selecionados no concurso venderam o produto em conjunto e alcançaram preço superior ao praticado no mercado, em função da qualidade apresentada.
Confira a relação dos classificados para a final do 2º Concurso de Café:
Categoria Conilon
– Alcir Guizardi de Araújo
– José Almir Fiorese
– João dos Santos
– José Avelino Araújo
– Joaquim Fiorese
– Vicêncio Paulo Cecoti
– Antonio Sávio Venturim
– Anisio Geraldo Fiorese
– Pedro Euzébio Fiorese
– Alexandre Venturim
Categoria Arábica
– Genésio T. Tomazini
– João Luiz Spavier
– José Edir Côgo
– Paulo M. Nalli
– Marcos A. Nalli
– Rogério Sartori
– Sebastião Cassine
– Mário José Zardo
– Sérgio M. Nalli
– Enésio Fim
* Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Castelo