Polícia Civil alerta para golpe da falsa premiação pelo telefone

O delegado Lauro Coimbra, da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), alerta a população para o golpe da falsa premiação, que neste período de festas é muito comum. Os bandidos usam os telefonemas a cobrar para prometer benefícios absurdos e inusitados em troca de vantagens.

Para identificar o golpe, basta ficar atento a alguns detalhes. Geralmente o golpista faz uma ligação a cobrar para a vítima, ou envia uma mensagem de texto para seu celular dizendo para ela entrar em contato com o número do telefone da promoção. Este número, fornecido pelo golpista, nunca é da empresa da qual ele diz pertencer, mas uma pessoa já está preparada para atender e ludibriar a vítima.

Na maioria das vezes eles oferecem prêmios de alto valor como carros, eletroeletrônicos e aparelhos celulares. Em troca pedem dinheiro, cartões para celulares e informações pessoais como números de documentos, senhas de cartões de banco e informações sobre familiares da vítima.

“O segredo é não acreditar em Papai Noel”, lembra o delegado. “As pessoas devem ficar atentas a qualquer ligação telefônica que ofereça alguma vantagem absurda ou inusitada”.

Um dos maiores problemas para a Defa é a subnotificação do crime, já que a maioria das pessoas que caem no golpe tem vergonha de admitir que foi levada pela ganância. As pessoas que forem vítimas desses golpes devem prestar queixa na Delegacia do seu bairro ou na Defa. A notificação do crime ajuda a polícia a identificar a linha telefônica e o possível autor dos golpes.

Nesta época do ano os criminosos mudam o foco do golpe, ao invés de utilizar o falso seqüestro e do acidente automobilístico. Eles oferecem prêmios.

* Fonte: Assessoria de Imprensa Polícia Civil

Confira mais Notícias

Espírito Santo fecha primeiro semestre de 2025 com menor número de homicídios em 29 anos

Junho sem feminicídios: Espírito Santo completa 32 dias sem registro

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 nas rodovias capixabas e reforça alerta sobre causas de acidentes

PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais durante Operação Corpus Christi 2025 no ES

Suspeito de violência doméstica que descumpriu medida protetiva é preso em Marechal Floriano

PRF prende foragido da Justiça em Viana

Polícia identifica adolescentes suspeitos de danificar placa em Venda Nova do Imigrante

Polícia prende suspeito de envenenar caldo de cana que matou mulher em Domingos Martins