Os interessados em fazer a graduação com bolsa do Governo do Estado poderão se inscrever no Programa Nossa Bolsa, a partir desta semana. O prazo de inscrição foi aberto às 9 horas da última quarta-feira (03), no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. Lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Edital 15/2023 – Nossa Bolsa 2024 oferta 1.055 bolsas integrais, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeados pela Fapes.
As bolsas são para os cursos de Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Sistemas da Informação, Nutrição, Geografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e muito mais. As 54 opções estão distribuídas em 33 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas.
As inscrições serão abertas às 9 horas desta quarta-feira (03), com prazo até as 23h59 do dia 17 de janeiro. A seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2019 a 2023. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.
“Sempre um divisor de águas para o acesso à Educação Superior, este programa reflete o comprometimento em proporcionar oportunidades transformadoras, representando o investimento do Governo do Estado no aluno. Comprando vagas em instituições particulares para assegurar acesso àqueles que tanto almejam cursar uma faculdade e não têm recursos financeiros”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
O Nossa Bolsa 2024 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe mais de R$ 45 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.
O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, explicou que a Fapes procura beneficiar alunos das comunidades mais vulneráveis socialmente e que precisam de apoio do Estado para avançar na formação profissional. “Por meio do Programa, o Governo do Estado demonstra todo o empenho em democratizar o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa e nas mais diversas áreas profissionais, afinal, são 54 opções de cursos. Estamos com ótimas expectativas”, destacou.