Luto

Morre um dos médicos pioneiros de Venda Nova do Imigrante

Um dos mais tradicionais médicos de Venda Nova do Imigrante, o cirurgião geral José Luiz da Silva Carvalho, 76 anos, morreu por volta do meio-dia desta sexta-feira (19). Doutor “Zé Luiz”, como era popularmente conhecido, marcou várias gerações do município e região com seus atendimentos médicos. Formou-se pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1972, completando mais de 50 anos de vida profissional.

A princípio, a causa da morte foi um infarto sofrido quando o médico praticava exercícios físicos em uma academia, no bairro Vila Betânea. Populares tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca. Ele chegou a ser levado ao Hospital Padre Máximo, mas não resistiu.

O corpo do doutor José Luiz da Silva Carvalho será velado neste sábado (20), a partir das 06 horas, na capela do Cemitério Padre Emílio, em Venda Nova, de onde sairá para o crematório, às 11 horas, no cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, na Serra.

Médico pioneiro em Venda Nova

Logo após formando, ainda na década de 70, José Luiz começou a trabalhar em Venda Nova do Imigrante, sendo um dos primeiros médicos do Hospital Padre Máximo. Além dos atendimentos de saúde, o médico trouxe do Hospital das Clínicas de São Paulo a inspiração para a estruturação e fundação da Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo, que há 44 anos atua com a missão de ajudar a instituição.

Em suas redes sociais, a Associação das Voluntárias divulgou nota de pesar pela morte do doutor José Luiz e agradeceu por toda a contribuição do médico para a entidade. “Sua visão e dedicação foram a semente que floresceu em uma rede de solidariedade duradoura. Hoje, lamentamos a perda de um líder visionário, cujo legado de compaixão e serviço à comunidade permanecerá eternamente em nossos corações”, diz um trecho da nota.

Além do trabalho na saúde pública, José Luiz também atuou como médico cooperado pela Unimed Sul Capixaba por 24 anos. Sua longa trajetória e os serviços prestados na cooperativa de saúde, renderam-lhe uma homenagem, que recebeu, junto a sua esposa, na última terça-feira (16), em Cachoeiro de Itapemirim.

A morte repentina do doutor “Zé Luiz” casou comoção à população de Venda Nova. Por meio de mensagens e postagens das redes sociais, pacientes lembraram e agradeceram a forma humilde e prestativa que o médico atendia a todos que a ele recorriam.  José Luiz da Silva Carvalho é parte fundamental da história da saúde no município de Venda Nova do Imigrante, onde praticou a sua paixão: a medicina.

No próximo dia 8 de fevereiro, Zé Luiz completaria 50 anos de casado com a esposa Gilma, com quem teve duas filhas (Cláudia e Joana) e quatro netos.

Ao lado da esposa Gilma, dr. José Luiz recebeu uma homenagem pelos 24 anos de trabalho como médico cooperado da Unimed Sul Capixaba.

Confira mais Notícias

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

“Espírito Madeira” traz a marcenaria criativa com inovação e tecnologia em Venda Nova

Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

Parques estaduais estarão abertos no feriado deste sábado (12)

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

Sicoob destina mais de R$ 1,3 milhão para apoio a 65 projetos sociais

Rede social X pede ao STF desbloqueio da plataforma no Brasil

Espírito Madeira 2024: o maior encontro do setor florestal e madeireiro está chegando!