Geral

Verão com saúde e sem exageros

* Leandro Fidelis

As férias acabaram, mas o verão continua. Verão que é sinônimo de praia, que lembra logo corpos bonitos e saudáveis. As colunas sociais não deixam mentir: dão preferência às fotos das pessoas mais belas e saradas, nos points mais badalados do litoral. Mas, será que é difícil ficar com o corpo legal para azarar na estação mais quente do ano? Em primeiro lugar, os profissionais afirmam que é preciso ter disciplina, seja na atividade física ou na alimentação. Saiba mais na entrevista com o professor de natação e hidroginástica Artur Falqueto Mistura.

FMZ- Em que ponto corpo bonito significa saúde?

ArturPara ser saudável, é necessário um conjunto que inclui um completo bem-estar físico, psicológico e, principalmente, social. Uma pessoa com o corpão sarado pode não ser saudável e ter lesões, problemas familiares…

FMZ- Existem exercícios para a queima de gordura e para ganho de massa muscular. Quais são as atividades físicas indicadas para cada caso?

ArturNo primeiro caso, sempre atividades aeróbias, como caminhadas, bicicletas, hidroginástica. Para ganhar massa, o ideal é a musculação, mas sempre com acompanhamento de um profissional. No entanto, o tempo de treinamento e os resultados variam de pessoa para pessoa.

FMZ- Você citou a caminhada, um esporte praticado por muitos moradores de Venda Nova, sempre motivados após recomendação médica. Quais são os benefícios desta atividade física?

ArturA caminhada é fácil porque você pode praticar em qualquer lugar. Uma dica é sempre procurar um médico para saber se tem alguma lesão ou patologia e, em seguida, recorrer a um professor de educação física que vai dar as devidas orientações. O interessante é acumular em minutos semanais, pois tem dias que a pessoa vai fazer e dias que não. Um exemplo: 150 minutos semanais, o mais indicado. Você pode dividi-los: 20 minutos na segunda-feira, 30 na quarta… Fica muito divertido assim.

FMZ- Existe idade para começar a praticar atividade física?

ArturHá exercícios até para os bebês, no caso a natação. Já para a terceira idade não há limites. O ideal é que se exercite a vida inteira, mas não é o que acontece. Geralmente as pessoas só procuram se exercitar depois de aparecerem as doenças cardíacas, artroses… Ninguém se preocupa em preveni-las com atividade física.

FMZ- Os jovens geralmente fazem exercícios por questões estéticas. As academias são uma prova: uma vitrine de corpos musculosos, muitas vezes adquiridos de forma incorreta.

ArturPara cada tipo de pessoa existe um treino diferenciado. O que acontece é que um colega de academia vê o treinamento do outro e acha que pode fazer o mesmo. Nem todo mundo obtém os mesmos resultados fazendo os mesmos exercícios. O fator genético influencia muito. Mais uma vez é necessário o acompanhamento de um profissional.

FMZ- Vamos fazer o seguinte. Eu falo um esporte e você me aponta os benefícios, OK? Voleibol?

ArturAumenta a flexibilidade.

FMZ- Natação?

ArturDesenvolve a capacidade cardiorrespiratória.

FMZ- Hidroginástica?

ArturMelhora o condicionamento físico.

FMZ- Artes marciais?

ArturAumenta a força.

FMZ- Corrida?

ArturGanho de resistência.

* O professor Artur Mistura será um dos entrevistados na nova temporada do “Conexão” dando mais dicas de saúde. O programa volta ao ar a partir de março na Rádio FMZ! Não perca!

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho