Espírito Madeira 2024: o maior encontro do setor florestal e madeireiro está chegando!

A segunda edição da Feira Espírito Madeira – Design de Origem já tem data marcada e promete ser um dos maiores encontros do setor florestal e madeireiro do país em 2024. O evento será realizado de 07 a 09 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES), e contará com a presença de empresas e profissionais que atuam em toda a cadeia produtiva da madeira, além de expositores e patrocinadores de peso. A entrada é gratuita.

Com foco em unir as diversas frentes de negócios ligadas à madeira, a Espírito Madeira será oportunidade para a troca de experiências, atualização tecnológica e criação de novas parcerias. Entre os destaques da lista de expositores confirmados estão grandes nomes como a Suzano e Placas do Brasil- patrocinadores Master; e Heringer, além de instituições importantes como os serviços nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai) e de Aprendizagem Rural (Sistema Faes/Senar/Sindicatos), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Câmara Setorial da Indústria Moveleira da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes/Sesi/Senai), entre outros, mostrando o apoio institucional robusto por trás do evento.

O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Silva Lira, destaca a relevância econômica do setor florestal e madeireiro para o Espírito Santo. “O Espírito Santo já é um dos maiores produtores nacionais. Temos grandes indústrias que trabalham tanto no setor florestal quanto madeireiro, e o produtor local vem ampliando seus negócios, inovando em um segmento com grande potencial de expansão”, afirma. 

Almir Deoud, especialista do setor, também ressalta a importância econômica da cadeia produtiva da madeira. “Esse setor é um grande promotor de oportunidades de trabalho e renda, movimentando boa parte da economia do estado com tributos que beneficiam a parte social”. Ele vê na Feira uma chance de aprofundar discussões sobre o emprego de tecnologia e capacitação de pessoal, fatores essenciais para o crescimento e competitividade do Espírito Santo, tanto no mercado interno quanto no externo.

A expectativa é que a Espírito Madeira também promova maior visibilidade à madeira de origem legal e sustentável. A secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos do Mato Grosso, Lilian Ferreira dos Santos, vê a Feira como um palco para a troca de boas práticas entre os estados. “Eventos como o Espírito Madeira são fundamentais para conhecer a realidade de diferentes estados. Eles proporcionam a oportunidade de divulgar as boas práticas e o processo de rastreabilidade da madeira, além de possibilitar o conhecimento sobre a gestão florestal em outros estados”, destaca. 

Para João Jantorno, supervisor de Marketing da Placas do Brasil, o evento é uma vitrine para o setor florestal. “Ele proporciona uma plataforma para o compartilhamento de ideias, a apresentação de novas tecnologias e a discussão de tendências do mercado. Esses eventos facilitam a formação de parcerias estratégicas e o desenvolvimento de novos negócios”, aponta. “O cenário é de otimismo e inovação, com foco em transformar a Feira num catalisador de novas oportunidades de negócios”.

O presidente do Sistema Faes/Senar-ES, Júlio Rocha, também vê na Espírito Madeira um espaço privilegiado para discutir o futuro da indústria. “Além de debates sobre sustentabilidade, novas tecnologias e práticas de manejo florestal responsável, a feira promove um ambiente de negócios que alavanca o desenvolvimento de toda a cadeia florestal”, diz. 

Antonio Nicola Brazolino, presidente da Câmara Moveleira da Findes, também destaca a importância do evento para o mercado de mobiliário. “Arquitetos e designers de interiores frequentemente escolhem fornecedores do Espírito Santo por conta das características únicas do mobiliário produzido, derivadas da história decorrente do esforço e trabalho dos descendentes de imigrantes italianos e alemães. Esse rigor da fabricação artesanal, aliado à participação destacada em feiras internacionais, torna o Espírito Madeira um evento fundamental para o fortalecimento da nossa tradição no mercado moveleiro”, pontua.

O evento

Além das oportunidades de negócios e discussões estratégicas, a programação da Espírito Madeira 2024 traz atrações interativas que prometem envolver ainda mais o público. Um dos destaques será a Olimpíada da Madeira, com disputas de machado e serrote, que este ano terá como novidade uma prova de habilidade para operadores de máquinas florestais. 

Outra atração será o Dia de Campo em Pindobas, onde os visitantes terão a chance de vivenciar uma experiência prática na floresta, no contraturno da Feira. Para os interessados em tecnologia e inovação, o Espaço Maker contará com influenciadores renomados do setor que, juntos, somam mais de 1 milhão de seguidores, que trarão suas visões e expertise ao evento, tornando o local um ponto de encontro imperdível para quem busca inspiração e conhecimento.

O evento também vai destacar inovações sustentáveis na construção, florestas nativas plantadas, construções modulares, que utilizam madeira integrada com aço, vidro ou pedras ornamentais, e design de ponta.

No ano passado, a edição de estreia impactou mais de 10 mil pessoas, movimentando mais de R$ 26 milhões em negócios, evidenciando o papel vital da Espírito Madeira na promoção e impulsionamento da indústria da madeira no cenário nacional. Além disso, com 40 palestrantes e mais de 51 horas de programação.

A edição de 2024 promete superar o sucesso da primeira edição, conforme destaca Valdeir Nunes, o “China”, empresário e presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), organizador da Feira. “Ano passado, a primeira edição surpreendeu toda a região. Foi uma feira de alto nível e sucesso. Este ano, esperamos pelo menos 50% mais público e mais expositores”, revelou. O impacto do evento vai além do setor madeireiro, impulsionando também o turismo e a economia local. A Feira Espírito Madeira se consolida assim como um evento imperdível para quem busca inovação, negócios e parcerias no setor florestal.

Serviço:
Espírito Madeira- Design de Origem 2024

Data: 07 a 09 de novembro

Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)

*Entrada gratuita

*Programe-se e venha para a Espírito Madeira 2024! Acesse o site https://espiritomadeira.com.br/ e confira também nosso Instagram: @espiritomadeiraoficial

Patrocínio Master- Suzano e Placas do Brasil

Patrocínio Tecnologia e Inovação- Alca Máquinas

Apoio: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante

Apoio Institucional- Aderes, Senar-ES, Governo do Estado, Faes/Senar/Sindicatos, Findes/Sesi/Senai, FNBF, Cipem, Sebrae, Destinejá, Acomac, VP Madeiras

Organização: MCC&VB e Interação

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto