Alunos de Conceição do Castelo criam protótipos de semáforos

Entre os dias 19 de agosto e 07 de outubro, estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado no município de Conceição do Castelo, participaram de um projeto de robótica aplicada. A iniciativa desafiou os alunos a criarem protótipos de semáforo utilizando o kit Arduino, combinando tecnologia e criatividade em um ambiente que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Desenvolvida durante a eletiva “Robotilizando”, a ação buscou não somente engajar os estudantes nas áreas de robótica e programação, mas também expandir suas perspectivas para além da sala de aula, mostrando as possibilidades e oportunidades que a tecnologia pode oferecer para o desenvolvimento de projetos de vida.

O professor responsável pela disciplina, Paulo Alexandre Novo, explicou que o projeto teve início com a construção de circuitos no ambiente virtual Tinkercad, permitindo que os estudantes experimentassem e consolidassem conceitos teóricos. Em seguida, os alunos replicaram os circuitos em uma placa Arduino, usando jumpers e LEDs, e programaram o semáforo com a ferramenta de blocos mBlock. Na etapa final, modelaram o semáforo em 3D no Tinkercad, imprimiram o protótipo em uma impressora 3D e integraram o circuito, criando um produto completo.

“O contato com diversos recursos de programação, modelagem e impressão 3D possibilitou que os estudantes ampliassem seu repertório de conhecimentos, preparando-os para as demandas tecnológicas e profissionais do século XXI”, frisou Paulo Alexandre Novo.

A estudante Isabela Oliveira Follis destacou que a experiência prática fortaleceu suas habilidades técnicas. “Pela primeira vez, usei uma impressora 3D e explorei o software de modelagem Tinkercad. Conhecer a placa Arduino e seu papel na automação de projetos foi essencial para meu desenvolvimento e ampliou minha visão sobre os recursos tecnológicos disponíveis, que são essenciais para meu futuro”, ressaltou a aluna.

Com informações da Sedu-ES.

Confira mais Notícias

Prefeitura de Venda Nova inicia entrega de uniformes escolares para as aulas de 2025

Projeto com realidade aumentada integra astronomia e tecnologia em Muniz Freire

Inscrições abertas para concurso público de Professor e Agente de Suporte Educacional no ES

Estudantes de Conceição do Castelo visitam Santuário Nacional São José de Anchieta

Aberto período de rematrícula na rede municipal de ensino de Venda Nova

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Estudantes de Conceição do Castelo produzem releituras de crônicas da Literatura Brasileira

Chamada Escolar 2025: começa período para Rematrícula na Rede Estadual de ensino