Cultura

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

No próximo dia 14 de dezembro (sábado), às 9 horas, a Prefeitura de Domingos Martins (ES), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoverá o encerramento da oficina de bauernmalerei. O evento, que será realizado na Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão (anexo ao antigo Hotel Imperador), contará com uma exposição dos trabalhos produzidos pelas alunas, marcando o desfecho de um curso que teve início em agosto deste ano.

A iniciativa é financiada pelo Fundo Social da Sicredi Aliança RS/SC/ES e promovida pela Associação Martinense de Artesãos (Amarte), com aulas ministradas pela professora Rosana Guelfi. O projeto surgiu como uma oportunidade de resgatar e preservar essa expressão artística germânica, tão presente na história e na cultura do município da região Serrana capixaba.

A oficina contou com a participação de 15 alunas, todas iniciantes, que aprenderam as técnicas básicas de pintura do bauernmalerei, uma arte tradicional que mistura delicadeza e cores vibrantes. Segundo Rosana, o projeto representa a realização de um sonho antigo de trabalhar com a comunidade nesse tipo de pintura camponesa, que estampa objetos diversos e até as placas de sinalização de ruas no centro da cidade.

Com o apoio do Fundo Social 2024 do Sicredi, o curso foi implementado e, ao longo de quatro meses, transformou a vida das participantes, proporcionando-lhes novas habilidades e a chance de aprofundar a ligação com as raízes culturais locais.

Entre as alunas, a professora Vensela Schulz, de Santa Maria de Jetibá, por exemplo, percorre 55 km de moto todas as terças-feiras para participar das aulas. “Sempre me encantei com essa arte e achei importante resgatar a cultura e manter a tradição viva. Meu objetivo é também passar esse conhecimento para meus alunos no futuro”, afirma ela, destacando a importância de iniciativas como essa na valorização da cultura local.

O encerramento do curso em dezembro marca o início de novas possibilidades. Durante a cerimônia, as participantes receberão certificados de conclusão, concluindo a primeira fase do aprendizado. Há expectativas de que o projeto tenha continuidade em 2025, permitindo às alunas avançarem para o nível intermediário. Segundo Rosana Guelfi, o apoio do Sicredi é essencial para consolidar o trabalho iniciado e promover o desenvolvimento de habilidades mais avançadas, que poderão gerar oportunidades econômicas para as participantes.

O gerente da agência do Sicredi em Domingos Martins, José Roberto Raasch, destaca a relevância do projeto não apenas para a cultura, mas também para o fortalecimento econômico da comunidade. “Além de resgatar e preservar essa arte, estamos proporcionando apoio econômico. Futuramente, essas alunas poderão se tornar artesãs vinculadas à Amarte e gerar renda com o bauernmalerei”.

Confira mais Notícias

Coral italiano celebra 150 anos da imigração com concerto em Venda Nova

Venda Nova abre chamamento público para seleção de expositores da Vila de Natal 2025

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES