Estudantes continuam com aulas vagas na rede estadual

* Leandro Fidelis

O ano letivo completa 30 dias nesta quarta-feira (4) e a demora na contratação dos professores pelo Estado continua a deixar alunos com aulas vagas nas escolas estaduais. Em Venda Nova, na maior instituição pública de ensino do município, a Escola Fioravante Caliman, os alunos chegam a ficar ociosos por mais de duas horas.

Faltam professores de química, artes, educação física e português, o que varia dependendo do turno. A diretora da escola, Cristina Paste, está preocupada com a reposição das aulas exigida pela gerência de Boletim de Frequência da Secretaria de Estado da Educação- Sedu. Compensar as aulas pode prolongar o ano letivo, dificultando manter o transporte e a merenda e comprometendo o período livre pós-calendário dos próprios professores.

Em reportagem publicada pelo Jornal Folha da Terra no último dia 20 de fevereiro, Cristina afirmou que o problema é a lentidão nas contratações. Neste ano, os professores tiveram o direito de se inscrever em até cinco minutos, o que tornou a fila lenta, já que é preciso chegar até o final para uma nova chamada visando ocupar as vagas recusadas.

Os professores também não podem mais se inscrever para lecionar em áreas afins à sua formação. Vários professores da comunidade inscritos ainda aguardam chamada.

Para complicar a situação das escolas, o ensino médio teve a carga horária aumentada em 200 horas. Com a implantação das 1.000 horas, os alunos passaram a ter cinco aulas de 60 minutos. Antes eram quatro de 60. Desde a mudança, o horário de saída do turno matutino passou a ser 12h20. Como várias disciplinas estão sem professor, equipe pedagógica e alunos estão aflitos.

Na Escola Domingos Perim, de 1ª à 8ª série, a equipe pedagógica está organizando jogos, levando os alunos para a sala de informática e promovendo atividades artísticas para compensar os períodos vagos.

Confira mais Notícias

Estudantes de Conceição do Castelo vivenciam experiências do Programa Escola do Futuro na Escola Elisa Paiva

Educação

Venda Nova lança o projeto “Leia Para Mim” em todas as escolas municipais de Educação Infantil

Venda Nova do Imigrante lança edital para o prêmio “Educadores que Inspiram”

Senac-ES oferece 310 vagas em cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (21)

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Inscrições abertas para curso gratuito de pós-graduação em Educação à Distância em Venda Nova

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho