Com o objetivo de aumentar a produtividade da cafeicultura arábica no Espírito Santo, o Incaper, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), em parceria com a Prefeitura de Marechal Floriano, realiza no município, nesta quinta-feira (12), um Dia de Campo sobre a renovação e o revigoramento de lavouras.
O evento acontece a partir das 13 horas na propriedade de Cézar Krohling, na comunidade Rio Fundo, em Marechal Floriano, e terá a participação de aproximadamente 120 agricultores familiares da região. No local, os produtores poderão observar, na prática, os ganhos de produtividade de uma lavoura renovada.
O encontro busca estimular e instruir os cafeicultores da região sobre a utilização técnicas modernas de cultivo – como o uso de variedades mais adequadas e o plantio adensado da lavoura – para aumentar a produtividade e a rentabilidade dos cafeeiros capixabas.
Este evento faz parte das realizações do Programa Renovar Café Arábica no Espírito Santo, uma das ações prioritárias do novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag).
De acordo com o extensionista do Incaper de Marechal Floriano, Ubaldino Saraiva, a meta é aumentar a produção de café na região e, ao mesmo tempo, diminuir a área plantada. Este espaço restante poderá ser aproveitado para cultivo de outras culturas, promovendo assim maior sustentabilidade da propriedade rural e a manutenção do homem no campo.
Programação
Durante o evento, o grupo será divido em quatro estações. O engenheiro agrônomo e proprietário do cafezal que sediará o Dia de Campo, Cézar Krohling, falará sobre a renovação de lavouras, englobando, além das técnicas adequadas para realização do procedimento, a sua própria experiência na substituição da plantação antiga e os ganhos proporcionados.
O agricultor, hoje, alcança uma produtividade média acima de 50 sacas por hectare, o que é muito maior que a média municipal, que está em aproximadamente 16 sacas por hectare.
A pesquisadora do Incaper e da Embrapa Café, Maria Amélia Gava Ferrão, irá instruir os participantes sobre novas variedades de café arábica – Tupi, Paraíso e Obatã – já testadas pelo Instituto e recomendadas para renovação das lavouras, por serem mais modernas e produtivas. No local do evento, inclusive, será possível observar in loco essas variedades.
Posteriormente, Fabiano Tristão, que é engenheiro agrônomo do Incaper de Brejetuba, demonstrará as técnicas de manejo adequadas para revigoramento das lavouras, como poda e adubação. Neste caso, os pés não são substituídos, mas apenas tratados, para alcançar melhores rendimentos. Por fim, o extensionista do Incaper de Marechal Floriano, José Onofre Pereira, explicará aos participantes os objetivos e as ações do Projeto Renovar Arábica, lançado pelo Incaper em outubro do ano passado.
* Fonte: Assessoria Governo do Estado