O ano de 2025 foi de bons resultados no tatame para o lutador faixa azul de jiu-jítsu Márcio Tonoli, morador de Venda Nova do Imigrante. Ao todo, foram três cinturões e 19 medalhas conquistados.
Os resultados iniciais vieram ainda em 2024, quando o jovem conquistou um Campeonato Absoluto de Jiu-Jítsu, no município mineiro de Espera Feliz. Nessa categoria, os atletas de qualquer peso se enfrentam, respeitando apenas a sua graduação de faixa e a idade (juvenil, adulto e máster), o que aumenta a complexidade e dos desafios da luta.
Após esse primeiro título, Tonoli começou o ano com objetivos traçados e uma rotina de treinos intensa. Seu desejo era conquistar o mesmo título em seu estado, o Espírito Santo.
Um ano após a meta traçada, o primeiro cinturão veio em uma competição no município de Cachoeiro de Itapemirim. “Continuei os treinos. Em outubro, eu troquei de equipe procurando perfeição e ajustes pro meu jiu-jítsu, onde estou até hoje. Nesse período, eu fui campeão no Absoluto em Colatina e na última etapa, que foi em Cachoeiro de Itapemirim”, detalha Tonoli.
Além dos três cinturões, o atleta foi campeão em outras seis etapas, em sua categoria, chegando a ficar em 3º lugar no ranking 2025 da Federação Capixaba de Jiu-Jítsu. Atualmente, Tonoli é integrante da equipe StriKer-JJ, que realiza treinamentos de segunda a quinta-feira, de 20h às 21 horas, na Academia Performance, com o professor Alexandre Giori.
Para o ano que vem, o objetivo do lutador é participar, também, de campeonatos brasileiros. “Para o próximo ano, pretendo participar dos campeonatos brasileiros e continuar nos campeonatos estaduais, manter o foco nos treinos e buscar subir mais no ranking e trazer mais medalhas e cinturões pra casa”, conta Márcio.

LEIA TAMBÉM
Moto furtada é recuperada em Venda Nova do Imigrante
Polícia Civil conclui investigação sobre fraude virtual envolvendo pedidos de doação em Venda Nova