Educação

Educação de Venda Nova conquista Selo Ouro em premiação nacional de alfabetização

A Educação de Venda Nova do Imigrante alcançou um importante reconhecimento nacional ao conquistar o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Governo Federal aos estados e municípios que se destacam na alfabetização de crianças na idade certa, especialmente até o 2º ano do Ensino Fundamental. A premiação reconhece os resultados e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo município ao longo de 2025.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, também conhecido como Selo Criança Alfabetizada, avalia o comprometimento das redes de ensino com políticas públicas estruturadas, contínuas e baseadas em evidências, voltadas à garantia do direito à alfabetização. Para alcançar o Selo Ouro, a Secretaria Municipal de Educação de Venda Nova precisou atender a rigorosos requisitos e cumprir 50 critérios de avaliação, que analisam desde a gestão educacional até os resultados efetivos de aprendizagem.

O bom resultado é fruto do empenho e dedicação de todos os profissionais da Educação, que, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, se dedicam desde o acolhimento das crianças e seguem durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A pré-alfabetização começa na Educação Infantil e se consolida no Ensino Fundamental.

As práticas avaliadas em Venda Nova foram desenvolvidas em 2025 em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental: EMEF Liberal Zandonadi, EMEF Atílio Pizzol, EMEF Caxixe e EMEIEF Pindobas, envolvendo 1.477 estudantes, do 1º ao 5º ano. 

A avaliação considerou aspectos como a colaboração entre União, Estado e Município, a institucionalização da política de alfabetização, a formação continuada de professores e gestores, a oferta de materiais didáticos complementares e, principalmente, os resultados alcançados no Indicador Criança Alfabetizada, que mede o nível de alfabetização das crianças na idade adequada.

Segundo a articuladora Municipal da Renalfa (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização) e servidora da Secretaria Municipal de Educação, Regiane Passabão Lozorio, a conquista do Selo Ouro é resultado de um trabalho técnico, criterioso e contínuo. “Alcançar o Selo Ouro é um grande desafio, pois exige a apresentação de muitas evidências e documentos que comprovem as práticas adotadas no município. Estamos muito felizes com essa conquista, que reconhece o esforço coletivo da nossa rede”, destacou.

O selo é concedido em três categorias: Bronze, Prata e Ouro,  de acordo com a pontuação obtida. Em 2024, Venda Nova do Imigrante recebeu o Selo Prata. Já pelos resultados alcançados em 2025, o município foi reconhecido com o Selo Ouro, a mais alta categoria da premiação.

A cerimônia oficial de entrega do Selo Ouro será realizada em Brasília, em data a ser definida pelo Governo Federal no mês de março.

O prefeito Dalton Perim comemorou a conquista e destacou o trabalho coletivo da rede municipal. “Esse reconhecimento nacional é motivo de muito orgulho para Venda Nova. Ele reflete o empenho dos nossos professores, gestores escolares, equipes pedagógicas e de todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação, que trabalham diariamente para garantir uma alfabetização de qualidade às nossas crianças”, afirmou. 

Já o secretário municipal de Educação, Tiago Altoé, ressaltou a importância estratégica da alfabetização na formação dos estudantes. “Alfabetizar na idade certa é garantir o direito básico à aprendizagem e criar bases sólidas para toda a trajetória escolar. O Selo Ouro mostra que estamos no caminho certo, com políticas bem estruturadas, formação contínua, acompanhamento constante dos resultados e excelentes servidores na rede municipal de ensino ”, destacou.

O Selo Criança Alfabetizada foi criado com objetivos estratégicos, como mobilizar estados e municípios em torno de metas claras, reconhecer e estimular boas práticas de gestão educacional, fortalecer o regime de colaboração entre os entes federativos, incentivar o uso de dados e avaliações para orientar políticas públicas mais eficazes e garantir que a alfabetização seja tratada como prioridade permanente.

Essa iniciativa coloca a criança no centro da política pública, valoriza o trabalho dos profissionais da educação, contribui para a melhoria da qualidade do ensino público e reforça o compromisso do Estado com o direito à educação, assegurado pela Constituição Federal.

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

Confira mais Notícias

Última semana para solicitar vagas na Rede Estadual

Veja os finalistas da 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa e Matemática de Venda Nova do Imigrante

Antigo Colégio Salesiano de Vargem Alta agora é Centro de Ensino Técnico

Veja o período de matrículas e rematrículas da Rede Municipal de ensino de Venda Nova

Venda Nova lança cadastramento para vagas nas creches municipais

Estudantes de Conceição do Castelo exploram o futuro profissional com tecnologia e criatividade

Estudantes de Conceição do Castelo conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Estudantes de Conceição do Castelo vivenciam experiências do Programa Escola do Futuro na Escola Elisa Paiva