* Leandro Fidelis (sugestão de ouvinte)
Pedestres sem vez nas calçadas da Vila Betânea, em Venda Nova. Tocos de árvores cortadas e lixo são obstáculos para quem passa diariamente em um longo trecho da Avenida Lorenzo Zandonadi, a principal do bairro.
O problema é verificado entre o desvio para o viaduto até quase Lavrinhas. Os moradores reclamam que, no ano passado, a administração municipal anterior só pavimentou da entrada principal do bairro até o desvio.
Sem lugar na calçada, os pedestres acabam tendo que andar na rua. Segundo os comerciantes, com frequencia idosos sofrem acidentes ao tropeçarem nos tocos.
Já vi muitos caírem no chão com esses tocos. Também tem estudantes os fazendo de rampa de bicicleta na saída da escola. Vão acabar machucando alguém, afirma a comerciante Zineide Denadai.
A dona de casa Luzia Dadalto Silva diz que vive desviando sacos de lixo e tocos no caminho até a floricultura. Atrapalham muito. Sempre ando na beira da rua.
O secretário Municipal de Obras, Marcelo Perim, disse que a Prefeitura contratou arquiteta recentemente para elaboração de projeto semelhante ao Calçada Cidadã, de Vitória. Em Venda Nova, deverá ser implantado a partir do segundo semestre.
Ainda de acordo com ele, a Prefeitura está ciente de todos os problemas urbanísticos. Desde o início do ano já reparamos meio fios, calçadas, calçamentos e tampas de bueiro. Sabemos que existem outras demandas e vamos resolvê-las.