Código Florestal precisa de adequação

O presidente da Câmara de Venda Nova, o vereador Marco Grillo- PSDB comunicou na sessão da última quarta-feira (22) que a Câmara enviou ofício ao Governo de Santa Catarina elogiando a iniciativa de adaptar o Código Florestal às características daquele Estado. Ele usou o exemplo desta iniciativa para falar na necessidade de se fazer o mesmo no Espírito Santo, explicando que o código editado em 1964 trata a região de montanhas da mesma forma que o Norte do Estado e até igual aos estados de Mato Grosso e Maranhão, por exemplo. “É a mesma regra, tanto para um riacho quanto para um grande rio”.

Na avaliação dele, mananciais de grandes extensões poderiam ter até de 50 a 80 metros de área de preservação. A atual legislação exige 30 metros de preservação, onde está intacta, ou de recuperação. Ele se arrisca a sugerir cinco metros que, com comprometimento do proprietário, é possível recuperar.

“É preciso dar condições melhores para o proprietário. Que o Estado possa ver isso. A região não pode ter o mesmo tratamento de Linhares, no Norte do Estado, e muito menos de estados grandes de fronteira. Se pedir ao proprietário para colocar 30 metros de vegetação, ele não vai ter condição de recuperar. A dificuldade de sobreviver é muito grande”

Grillo reconheceu que o Código Florestal 64 é lei maior, mas vale a discussão com parlamentares do Espírito Santo e federais para abrir condições de rever as limitações.

* Site Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto