Profissionais que atendem, orientam ou acompanham produtores rurais poderão participar de uma formação gratuita sobre saúde mental no campo. O seminário “Raízes que Cuidam” será realizado nesta sexta-feira (2), das 8 às 14 horas, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Venda Nova do Imigrante. Faça sua inscrição aqui!
O encontro vai abordar o panorama da saúde mental no meio rural capixaba, os sinais de sofrimento emocional e as formas de acolher e orientar quem precisa de ajuda. A proposta também inclui a troca de experiências entre profissionais que atuam diretamente nas comunidades.
A psicóloga Luísa Bravim apresentará os desafios relacionados à saúde mental no campo no Espírito Santo. O pastor Miqueias Rolz compartilhará uma experiência de cuidado e transformação desenvolvida em uma comunidade rural. Já o psiquiatra Júlio Godoy falará sobre como perceber, abordar e acolher pessoas em sofrimento.
A programação também terá uma roda de conversa destinada a perguntas, reflexões e relatos dos participantes. O evento pretende formar uma rede de cuidado capaz de identificar situações de vulnerabilidade e encaminhar os produtores aos serviços adequados.
O seminário é voltado a profissionais das áreas de agricultura, assistência técnica, extensão rural, saúde, assistência social, educação, cooperativismo e organizações rurais.
O Raízes que Cuidam tem o apoio do Sicoob, Mútua, Ifes, Senar-ES, Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Incaper e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. A realização é da Conexão Safra.
Com informações da Conexão Safra.
LEIA TAMBÉM
Unidade de Saúde da Vila da Mata terá atendimento em local provisório
Jovem de Venda Nova conquista medalha de prata no lançamento do martelo em Brasília
Inscrições abertas para a 1ª Jornada Musical de Venda Nova do Imigrante