Está marcada para a próxima sexta-feira, dia 8, a Sessão Solene do 21º Aniversário de Emancipação Política de Venda Nova, que acontecerá no plenário da Câmara. Os vereadores votam hoje os projetos de decretos legislativos, autorizando a concessão da Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman ao deputado federal Camilo Cola, ao médico e cientista Aloísio Falqueto e a Hilarina Maria Pizzol Duarte, enfermeira que atende no São Lucas.
As escolhas, num consenso entre os vereadores, marcam o segundo ano consecutivo de homenagens, uma prática rara na Câmara de Venda Nova. De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, as homenagens retratam um pouco do que é o compromisso dos filhos de Venda Nova, que mesmo ganhando projeção fora do município mantém o vínculo e fazem a diferença para os seus conterrâneos.
O Comendador Camilo Cola, deputado federal pelo PMDB, é empresário sempre ligado a Venda Nova, onde emprega pessoas através dos investimentos mantidos no município. Muito amigo do Padre Cleto, com quem sempre manteve uma estreita ligação, concedeu muitos benefícios aos municípios atendendo aos pedidos do religioso. Cola continua lutando pelo município, seja através da manutenção de parte de seus empreendimentos em Venda Nova ou pela sua projeção política em Brasília.
Já Aloísio Falqueto, médico e cientista, é especialista em doenças infecciosas. Sempre presente na comunidade, ele atende com atenção às demandas dos moradores e ainda mantém laboratório de mudas de orquídeas com tecnologia de ponta.
Hilarina Maria Pizzol Duarte, única mulher a ser homenageada na noite, é enfermeira do São Lucas, hospital de Vitória para onde vão todas as vítimas graves de Venda Nova. Com um trabalho quase anônimo, ela atende a comunidade ao providenciar todo encaminhamento, tornando menos dura a luta árdua de lidar contra problemas de saúde.
Comenda
No ano passado, também no dia 8 de maio, a Câmara Municipal de Venda Nova marcou as comemorações do 20º Aniversário de Emancipação com uma Sessão Solene carregada de emoção. Concedeu títulos de “Cidadão Vendanovense” e, pela primeira vez, a “Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman”.
Ao conceder o título do religioso e um dos homens públicos mais importantes da história de Venda Nova, os vereadores e convidados prestaram uma homenagem a padre Cleto Caliman. O religioso faleceu em fevereiro de 2005, deixando um enorme legado de conquistas de obras e benefícios para a comunidade e também um exemplo de dedicação à vida pública.
O presidente da Câmara esclarece que a intenção do Legislativo, ao promover as homenagens, é dar a sua parcela de contribuição na comemoração do 21º Aniversário de Emancipação de Venda Nova. Ele destaca que os títulos concedidos têm o objetivo de homenagear algumas pessoas que se destacam nos relevantes serviços prestados à comunidade. Diante de um município com uma cultura voltada para o voluntariado e para ações de interesse comum, Grillo diz que gostaria que todos se considerem homenageados.
* Site Câmara de Venda Nova