Com o objetivo de apresentar o programa ´Renovar Arábica´ aos agricultores da região Sul do Estado, o Incaper realizou, nesta quarta-feira (20), o Seminário Regional de Cafeicultura Programa Renovar Arábica, no município de Vargem Alta.
O evento, que também envolve produtores dos municípios de Castelo, Alto Rio Novo, Alfredo Chaves e Mimoso do Sul, será realizado na Associação Pestalozzi, a partir das 12h30. Para este seminário são esperadas aproximadamente 300 pessoas, que vão assistir a palestras sobre o objetivo do programa, legislação trabalhista e também sobre as perspectivas do mercado de café.
O objetivo do Programa Renovar Arábica criado pelo Governo do Estado em 2008 é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do produto e oferecer maior sustentabilidade à cultura, a partir da renovação e do revigoramento das lavouras de café arábica do Espírito Santo. Com o Programa, a expectativa, entre outras ações, é dobrar a produtividade e a produção do arábica capixaba.
De acordo com o extensionista do Incaper, Marcelo Mello Lobato, o Renovar Arábica´ vai ajudar o produtor a melhorar a produtividade do café. O seminário é o passo inicial para a difusão do programa que vai ensinar ao produtor as boas práticas agrícolas para revigorar as lavouras, melhorar a qualidade do arábica e aumentar a produtividade, destaca.
Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o apoio das cidades produtoras de arábica é muito importante para que o Programa seja implementado. O desenvolvimento desses municípios passa pela melhoria da cafeicultura. E a parceria é fundamental para alcançarmos todos os cafeicultores. O Renovar Arábica veio para iniciar uma nova fase do arábica no Espírito Santo, avalia.
Vargem Alta possui 14 mil hectares de área plantada com arábica. A atividade envolve 80% da população rural e a produção anual é de 180 mil sacas.
O Programa Renovar Arábica
O programa será implantado em 49 municípios, numa área de aproximadamente 190 mil hectares, em mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar e que envolvem, em média, 53 mil famílias.
Entre as principais metas, que deverão ser cumpridas em um prazo de 15 anos, está a renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica, com variedades recomendadas pelas pesquisas científicas e com a utilização de boas práticas agrícolas.
Com isso, será possível dar um salto histórico na produção do café arábica capixaba: dobrar a produtividade, elevando de 12 sacas beneficiadas/ha para 23 sacas e aumentar a produção de dois para quatro milhões de sacas, sem aumentar a área plantada.
O Programa Renovar Café Arábica está inserido no Programa Estadual de Cafeicultura Sustentável, o qual está sendo elaborado com base no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag 2007 2025), e recebe o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D Café), da Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH Cooperação Técnica Alemã (GTZ), entre outros.