Obras na Fazenda do Centro entram na reta final

A reforma do casarão, localizado na Fazenda do Centro, zona rural de Castelo, começou em 2006 e a primeira fase dos trabalhos termina, no máximo, na primeira semana de junho. Mas ela só cobre 20% do total do imóvel, o que demandou recursos de R$ 313 mil. Para prosseguir com a recuperação da arquitetura portuguesa, que remonta ao século 19, a presidente do Instituto Frei Manoel Simon, que administra a fazenda, Maria José Vetorazzi, diz que busca apoio dos Governos Federal e Estadual.

Tudo o que foi feito até agora tenta se aproximar ao máximo do original. As paredes foram reconstruídas em pau a pique e a madeira de lei, usada nos telhados e alicerces, foi cedida pelo Ibama. O casarão mede 1800 metros quadrados. Trata-se de monumento tombado, um símbolo da riqueza dos tempos áureos do café. E que, em poucos dias, estará a serviço do futuro da comunidade. “Vamos abrigar mostras de arte, artesanato, festas da comunidade, palestras e o espaço poderá ser usado até para casamentos, já que a capela é a primeira parte a ficar pronta”, garante Maria José.

Alguns estudos, segundo os responsáveis pela reforma, apontam que no lugar ocorreu o primeiro registro de reforma agrária da América Latina. “Os padres receberam os imigrantes europeus, que queriam viver da produção rural, e dividiram as terras entre eles. Um ato que, agora em 2009, completa exatos 100 anos”, conta Maria José.

O local já foi morada de 600 escravos e de barões do café e é uma representação da história do Brasil colônia que hoje está sofrendo a ação do tempo. As pinturas nas paredes, que precisam de restauração, são resquícios da arquitetura portuguesa do século 19. Com a abolição da escravatura, o lugar passou a abrigar padres agostinianos e ganhou ares de mosteiro.

* Gazeta Online Sul

Confira mais Notícias

Triatleta vendanovense disputa Mundial na Espanha

Venda Nova conquista 5 medalhas e 3 vagas para a etapa estadual dos Jogos Escolares 2025

Vem aí a 3ª Copa de Karatê de Venda Nova do Imigrante

Equipe Lorenção é a campeão do comunitário de bocha em Venda Nova do Imigrante

Jogos Escolares do Espírito Santo finalizam fase regional das modalidades coletivas

Espírito Santo fecha maio com menor quantidade de homicídios desde 1996

De forma voluntária, médico realiza atendimentos nas trilhas do Polenta Off Road em Venda Nova

Venda Nova vive fim de semana histórico com 9º Polenta Off Road