Conceição assina ´Lei Seca´ e institui Conselho de Segurança Municipal

Com a presença da cúpula da Segurança Pública Estadual, o município de Conceição do Castelo assinou, na manhã desta terça-feira (09), o convênio para adesão da Lei 8.635, popularmente conhecida como Lei Seca. A assinatura aconteceu durante o Sesp Itinerante, evento da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, realizado na Escola Estadual Aldy Soares Merçon Vargas.

O secretário Estadual de Segurança, Rodney Miranda, destacou que a assinatura do convênio é a institucionalização de uma parceria entre o Estado e o município, fundamental para a aplicação da Lei. “É errado chamar essa Lei de ‘Lei Seca’, porque ela não restringe a venda de bebidas alcoólicas. Através dela, pretendemos fazer campanhas de conscientização e treinamentos sobre o assunto”, afirmou.

Miranda também apresentou os números de homicídios no município: em 2008 foram 7 e neste ano apenas 1. Para ele, isso já é reflexo da política de segurança do governo, em parceria com os projetos realizados pela Prefeitura, principalmente com jovens e crianças. “É possível combater a criminalidade e a violência, trabalhando juntos”, declarou.

Outro assunto abordado pelo secretário foi o Conselho de Segurança Municipal, que, segundo ele, não existe sem a participação do poder público e o envolvimento da comunidade. “É preciso que os moradores participem, para criticar, apontar erros e também soluções e boas iniciativas.”

Para o prefeito, Odael Spadeto, Conceição vive um momento de estreitamento da relação entre cidadãos e autoridades. Como exemplo, ele citou o trabalho realizado no município com os projetos esportivos (Campeonatos de Futebol, Futsal e Bocha e o projeto Bom de Bola, 10 na Escola) que envolvem cerca de 1.100 esportistas.

Para Spadeto, problemas com álcool e drogas podem ser resolvidos com políticas públicas que envolvam esporte, cultura, lazer e valorização da família. “Temos procurado desenvolver projetos que façam com que crianças, adolescentes e jovens fiquem longe do álcool e das drogas, sempre buscando a interação entre poder público e comunidades”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento secretários municipais e vereadores, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, lideranças religiosas, além dos alunos e professores da Escola Estadual Aldy Soares Merçon Vargas.

Sesp Itinerante

Além da assinatura do convênio, moradores de Conceição puderam contar com os serviços do Sesp Itinerante. Os participantes assistiram a palestras preventivas sobre acidentes domésticos e a uma peça de teatro sobre os perigos das drogas. Além disso, foram oferecidas 150 senhas para a confecção de carteiras de identidades e serviço de defensoria pública. O secretário, Rodney Miranda, também conversou com moradores que agendaram o atendimento anteriormente.

Segundo Miranda, o Sesp Itinerante tem o objetivo de levar a Secretaria Estadual de Segurança para os municípios, mostrando as ações e os projetos, além de receber os anseios das comunidades e conhecer o que vem sendo desenvolvido nas cidades onde é realizado.

Também durante o evento, os participantes do curso de capacitação com instrutores do 4º Batalhão dos Bombeiros de Marechal Floriano receberam os certificados.

Confira mais Notícias

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro

Venda Nova registra a temperatura mais fria do ano nesta quinta-feira (12)

Feira de adoção de cães e gatos acontece neste sábado (14) em Venda Nova

Ifes Venda Nova realiza mais uma edição da Feira de Empreendedorismo