Alunos de Muniz Freire usam a Webquest para pesquisar a vida e a obra de Charles Darwin

Quando o assunto é tecnologia, é preciso inovar. Com um projeto pedagógico diferente, a Escola Bráulio Franco, em Muniz Freire, apostou na tecnologia para envolver os alunos em uma atividade investigativa – com base em dados retirados principalmente da Internet – chamada Webquest. Aproveitando o sucesso da exposição “Darwin: Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo”, no Palácio Anchieta, em Vitória, os alunos terão a tarefa de trabalhar uma pesquisa sobre a vida e a obra do naturalista inglês.

Na última semana, os alunos começaram a conhecer o projeto, que foi idealizado pelos professores Agenor Favoreto, Elianete Cesconetto e Maria Aparecida Almeida. Segundo eles, aproximadamente 200 alunos do Ensino Médio estão participando da atividade.

“A fase atual é de apresentar, aos alunos, o que significa Webquest. É uma forma de integrar a escola ao mundo virtual”, explica a professora Elianete Cesconetto.

Os estudantes de cada série do Ensino Médio foram divididos em grupos. Durante todo o mês de agosto, os alunos vão pesquisar a vida e a obra de Charles Darwin, em sites e livros, selecionados pelos próprios professores. Os temas selecionados foram Biografia, Viagens, Teoria e Legado. Em setembro, cada grupo apresentará um seminário para expor o que foi pesquisado.

A professora Elianete conta que, para concluir o projeto, 80 alunos terão a oportunidade de visitar a mostra sobre a vida e o trabalho do cinentista Charles Darwin. “Acredito que a visita à exposição será bem aproveitada, porque eles estarão bem entrosados com o assunto”, ressalta.

Um dos principais objetivos, segundo os professores, é proporcionar aos alunos o desejo investigativo e questionador acerca da vida de Darwin e suas curiosidades sobre o mundo em que vivia. Elianete comenta que é importante um maior aprofundamento sobre as teorias darwinianas. “As descobertas feitas por Charles Darwin mudaram de forma radical e as bases de pesquisa científicas”, pondera.

Webquest

O conceito de Webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da Universidade Estadual da Califórnia, Estados Unidos, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

Segundo ele, Webquest é uma atividade, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet. Geralmente envolve etapas como introdução, tarefa, processo, fontes de informação, avaliação, conclusão e créditos. O objetivo é modernizar os modos de “fazer educação”, garantindo o acesso à informação atualizada e incentivando a criatividade.

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