Viveiristas da Região Serrana recebem sementes de café arábica para melhorar produtividade

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) repassaram, nesta quinta-feira (20), aproximadamente quatro toneladas de sementes de café Arábica para 80 viveiristas da Região Serrana do Espírito Santo. A distribuição aconteceu na Fazenda Experimental do Incaper, em São João de Viçosa, município de Venda Nova.

Participaram da solenidade o diretor presidente do Incaper, Evair de Melo, o secretário de Agricultura, Ricardo Santos, o subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário, Antônio Elias Souza da Silva, secretários municipais da Agricultura da Região Serrana, viveiristas e produtores rurais.

Ao todo, foram distribuídas 13 variedades de semente de café Arábica para representantes de 33 municípios. O viveirista da comunidade de São Roque, em Venda Nova, Savio Fioresi, foi um dos beneficiados.

Durante o evento, o extensionista do Incaper, Fabiano Tristão Alexandre fez uma explanação sobre o programa “Renovar Arábica”. Em sua palestra o técnico deu uma panorâmica sobre a situação atual do Estado no cultivo do café Arábica e abordou a renovação e o revigoramento das lavouras cafeeiras capixabas.

O diretor presidente do Incaper, Evair de Melo, disse que mais de R$ 200 milhões já foram distribuídos em programas de qualidade em parcerias coma iniciativa privada. “Esse ano por exemplo, com o prêmio Cafuso /UCC serão mais R$ 400 mil reais nas mãos dos produtores, de diversos municípios. Na produtividade, temos tudo para mudar, pois o Incaper tem a tecnologia; o produtor, fé e trabalho; e o Governo, a vontade de mudar. Vamos trabalhar para reconstruir nossos cafezais e ser um Estado de referência na cultura do café Arábica”.

O secretário Ricardo Santos indicou que o programa “Renovar Arábica” é o maior desafio do Governo. “O Espírito Santo tem hoje 53 mil famílias que cultivam o Arábica e muitas dessas lavouras estão envelhecidas e suscetíveis a doenças e pragas. Essas sementes que estão sendo entregues aos viveiristas vão gerar aproximadamente 12 milhões de mudas, que servirão de base para os produtores renovarem suas lavouras”, apontou Ricardo Santos.

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS