* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Em comum, os cabelos loiros e a comunicação na língua dos antepassados pomeranos, principal falada dentro de casa com os pais. Cerca de 50 crianças e adolescentes, todos alunos das escolas de Tijuco Preto e de Alto Tijuco Preto, zona rural de Domingos Martins, visitaram nesta quarta-feira (30) os estúdios da Rádio FMZ. Para a maioria, era o primeiro passeio fora da região, uma das maiores produtoras de morango do Brasil.
As crianças chegaram eufóricas ao prédio onde fica a rádio. Logo na portaria, o elevador fez um enorme sucesso. Os risinhos tímidos revelavam o sabor de novidade. O grupo veio acompanhado das professoras, de uma servente e do técnico agrícola e vice-presidente da Associação de Moradores de Tijuco Preto, Valkinir Hand. Tem crianças que nunca andaram de ônibus e só estão aprendendo o português na escola. Eles, assim como seus pais, são assíduos ouvintes da Rádio FMZ, disse Hand.
O combinado foi alguém mandar um recado para os pais, todos agricultores, ligadinhos na programação da emissora. A servente Laurinda assumiu o microfone e deu aquele alô em pomerano durante o programa Agito 107, com Alex Christi. A pequena Erineia Kalke, de cinco anos, permaneceu ao lado do locutor enquanto cantava com seus coleguinhas uma canção ao vivo em pomerano.
O passeio pela cidade ainda incluiu a igreja e até um supermercado. A excursão teve o apoio da empresa Peterfrut. A professora Vanice Borgat destacou a dificuldade de sair com as crianças do meio onde vivem. Quem não tem carro, só tem meio de transporte em caso de emergência. As crianças acabam ficando muito na localidade, sem conhecer a própria região onde vivem.
A professora disse ainda que é grande a evasão escolar a partir da 4ª série e, por isso, com apoio da iniciativa privada e do Instituto Kautsky, a escola vem desenvolvendo projetos para reverter esse quadro. Em breve, a unidade pluridocente de Alto Tijuco Preto vai receber computadores. Mais uma janela para além das tradições.