Estudantes apresentam projeto na Câmara

O que os alunos da 8° da Escola Fioravante Caliman, em Venda Nova, observaram atentamente em cinco bairros da cidade se transformou num documento, que foi apresentado na última sessão da Câmara, no último dia 6. Eles fizeram um levantamento dos problemas e pontos fortes, cuja análise com as sugestões para melhorias foram apresentadas aos vereadores.

As observações e sugestões dos alunos serão encaminhadas ao prefeito Dalton Perim- PMDB e aos secretários municipais, conforme garantiu presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB. As demandas levantadas irão ainda para a Comissão de Finanças e Orçamento para que seja estudada a possibilidade de serem incluídas no orçamento de 2010.

Os vereadores foram muito receptivos e o presidente colocou a Câmara à disposição para apoiar projetos dessa natureza, abrindo a Casa para os estudantes. Falou ainda que os estudantes poderão ser lideranças e estar ocupando uma cadeira na Câmara no futuro.

O projeto

Cerca de 120 alunos se envolveram no projeto desenvolvido durante um mês pelo professor e vereador Tarcísio Botacin- DEM. Na tribuna da Câmara, ele contou que resolveu partir para ação depois que o Governo do Estado lançou nova proposta de conteúdo, cuja um dos itens é considerar que o jovem pode fazer história.

Querendo marcar a vida dos alunos com um projeto edificante, Botacim propôs então às quatro turmas de 8° série conhecer os bairros da cidade. Por sorteio, ficaram definidos os bairros Vila Betânea, São Pedro, Vila da Mata, Minete e Centro, sendo que uma turma ficou com os dois últimos.

A proposta foi avaliar o que estaria certo ou errado sob o ponto de vista do interesse coletivo: entulhos, calçadas, estacionamento, ocupação ribeirinha, lixo nos rios, nas ruas ou nas praças, dentre outros fatores. Um dos aspectos que mais chamou a atenção dos alunos foi o tratamento que os moradores dão às calçadas. Estreitas demais, irregulares, com obstáculos e outros problemas que tornam a vida do traseunte mais difícil.

De acordo com Botacin, os alunos também estudaram as leis que deliberam sobre o urbanismo nas constituções Federal, Estadual e Municipal. Todas as fases do trabalho de campo foram planejadas em sala de aula, definindo objetivos, cronograma de visitas, avaliação das informações levantadas e propostas. Para Botacin, o que mais o surpreendeu foi o total envolvimento dos alunos. “Não esperava tanto”, disse admirado.

* Texto editado do site da Câmara

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