Tombo da Polenta continua na preferência do público

Instalado estrategicamente no galpão central do Centro de Eventos, o panelão gigante proporciona a atual maior atração da Festa da Polenta. Na sua 31ª versão, neste final de semana, aconteceram seis Tombos da Polenta. Dois desses foram na véspera de começar a festa, na quinta-feira. Sexta um, sábado dois e domingo mais um. A polenta produzida alivia a cozinha e, mesmo em grande quantidade, mantém o sabor da iguaria.

Cada tombo produz 1.200 quilos de polenta em três horas de cozimento, o que significa que o público consumiu este ano mais de sete toneladas só de polenta dura. Isto é, aquela que vai para a fritura e porções. Continua para a cozinha a tarefa de produzir a polenta mole que vai para o prato típico e também nas cumbuquinhas.

Assim que a polenta fica cozida, o tombo é anunciado, quando todo o público do evento volta seus olhares e suas máquinas fotográficas para o espetáculo. “Hoje a maioria das pessoas tem máquina fotográfica e, com o advento da Internet, nem podemos calcular quantas imagens do Tombo vai para a rede”, diz o presidente da Associação Festa da Polenta- Afepol, José Luiz Moysés.

O encantamento do público é claramente perceptível. As pessoas disputam centímetro por centímetro o direito de ficar mais próximo do Tombo da Polenta. “Vim de Vitória só para ver este grande espetáculo. É claro que eu adoro tudo na Festa da Polenta, mas essa virada da polenta é o ponto alto”, disse Maria José Santos Silva, que veio pela terceira vez ao evento.

As pessoas não se contentam só em ver e fotografar o tombo. Algumas conseguem um pedacinho da raspa da polenta. “Essa raspa lembra os tempos de minha infância, quando morava na roça”, disse João Pedro, morador de Vila Velha.

O Tombo da Polenta e outros atrativos da Festa da Polenta têm a real capacidade de mostrar às pessoas o sabor das coisas simples da vida e a raspa da polenta é apenas uma delas.

Para colocar a engenhoca para funcionar, pelo menos dez pessoas ficam envolvidas no processo. O trabalho vai da delicadeza do tempero até a força para tornar real a cascata dourada de polenta.

* Site Festa da Polenta

Confira mais Notícias

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Natal de Domingos Martins terá neve artificial e diversas atrações

Venda Nova do Imigrante lança editais para fomento de projetos culturais