O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) assina, nesta quarta-feira (21), um convênio de cooperação técnica com 12 municípios capixabas para a criação de campos de produção de sementes básicas do milho ´Capixaba Incaper 203´. Serão 30 hectares de área, que produzirão 90 toneladas de sementes.
A assinatura dos convênios acontece durante o Dia Especial sobre Produção e Distribuição de Sementes de Milho, das 8 às 10h30, no Parque de Exposição Reginaldo Roque Giori, em Alfredo Chaves.
Laranja da Terra, Guarapari, Águia Branca, Domingos Martins, Santa Leopoldina, Alto Rio Novo, Atílio Vivácqua, Nova Venécia, Jerônimo Monteiro, Ecoporanga, Iúna e São Mateus. Somente os campos que serão instalados nestes municípios responderão por 15% da necessidade de sementes do Estado para 2010. A demanda total para produção de grãos no Espírito Santo hoje é de 600 toneladas para produção de grãos, e a área plantada de milho é de 38 mil hectares.
A ideia é que outros municípios também possam firmar a parceria, para que o produtor tenha na sua região a semente que necessita para cultivar o milho, com baixo custo e melhores resultados, afirma o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.
O milho Capixaba 203, além do alto valor nutritivo, da alta produtividade e da resistência às principais pragas e doenças, apresenta a possibilidade de aproveitamento das sementes por até três plantios.
O milho Capixaba
Desenvolvido principalmente para os pequenos produtores de base familiar, o milho “Capixaba Incaper 203” é uma variedade cujas sementes podem ser utilizadas, no mínimo, em até três plantios sucessivos.
O valor nutricional encontrado nos grãos dessa variedade é bem elevado e chega a ultrapassar as quantidades encontradas em um milho comum. Ele tem 30% a mais de proteína do que o milho comum, 45% a mais de óleo, 50% a mais de fósforo, quatro vezes mais de cálcio e 35% a mais de caloria.
Esta variedade é resultado de 22 anos de pesquisas desenvolvidas por técnicos do Incaper, em parceria com a Embrapa. O trabalho começou em 1985, no qual a variedade passou por avaliações experimentais, culinárias e nutricionais. As principais características encontradas nesse tipo de milho são: boa produtividade, adaptação a condições desfavoráveis, além da tolerância a pragas e doenças.
O convênio
Pelo convênio, o Incaper se responsabilizará por toda a parte agronômica do campo, vai disponibilizar as sementes básicas para implantação da área de produção, prestará assistência técnica desde a implantação da área até a colheita e, ainda, realizará o beneficiamento das sementes. Além disso, o Incaper se dispõe a armazenar em suas câmaras secas em Alfredo Chaves e Linhares – as sementes excedentes dos municípios. O prazo para armazenagem é de até 60 dias.
Já a prefeitura disponibiliza a área física para a instalação dos campos de sementes, os insumos básicos, mão-de-obra e o transporte para o beneficiamento das sementes até a Unidade de Beneficiamento do Incaper.
Cada campo deve ter no mínimo um hectare, já que nessa área é possível colher três toneladas de sementes. A idéia é que cada prefeitura, em parceria com o Incaper, produza a quantidade de sementes necessária para atender os produtores do município, explica o coordenador do Programa de Produção de Sementes e Mudas do Incaper, Márcio Adônis Miranda da Rocha.
Distribuição de sementes
Durante a cerimônia de assinatura dos convênios, o Incaper vai distribuir 10,13 toneladas de sementes do ´Capixaba´ a 46 municípios, para serem disponibilizadas aos produtores já cadastrados. A demanda pela semente foi apresentada pela secretarias municipais de Agricultura ao Instituto.