Na sessão da última terça-feira (20), os vereadores de Venda Nova aprovaram por unanimidade a Indicação nº 045/2009, de autoria do vereador Fernando Altoé- PSDB, que sugere ao prefeito providenciar um local com estrutura mínima para os catadores dos recicláveis. Ele alega dificuldade em manipular os materiais quando ficam molhados pela chuva e um barracão os protegeriam do sol e do relento na hora do processo de seleção.
Em seu discurso na tribuna, ele disse que essas pessoas que ficam na rua no dia-a-dia atrás do seu ganha pão, merecem um local com estrutura mínima para desenvolverem sua atividade com segurança. Para ele, o ideal seria promover a coleta seletiva, que possibilita melhor reaproveitamento dos recicláveis, contribui com a natureza e ainda diminui o volume do lixo transportado para Vitória.
O vereador ainda vê na coleta seletiva uma forma de inclusão social. Para melhorar ainda mais a vida dessa categoria, ele sugere a criação de uma cooperativa para o desenvolvimento da atividade em equipe e se dispôs a ajudar.
Os depósitos existentes em Venda Nova estão sem condições mínimas e o risco de atraírem roedores e mosquito da dengue é real. Ele cita o exemplo de um depósito perto do terreno onde será construído a Unidade de Saúde de Vila da Mata. Com a obra para atendimento dos serviços de saúde pública, o depósito fica inviável.
* Site Câmara de Venda Nova