Já foi feito, em grande estilo, o brinde ao segundo Encontro Internacional do Vinho, em 2010. A primeira edição do evento, promovido pela Premium Marketing Promocional, foi encerrada na manhã de domingo (25), em Pedra Azul, na Região Serrana, com uma palestra sobre champanhes raros entre eles o Jacques Selosse Substance, um dos mais cultuados do mundo , conduzida pelo jornalista e sommelier Arthur Azevedo.
Durante o brinde final, sucedido por um banho de espumante, foi anunciada a criação da filial capixaba da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-ES). A entidade, sem fins lucrativos, foi fundada em 1983 no Rio de Janeiro e promove cursos sobre vinhos voltados a apreciadores da bebida e a profissionais dos setores de bares, restaurantes e hotelaria.
“A grande maioria dos restaurantes do Estado não têm um sommelier (profissional especializado no serviço do vinho e na sua combinação com pratos do cardápio). Os que trabalham aqui se formaram fora, em São Paulo, no Rio ou em Minas, e o custo desse deslocamento é alto. Nosso interesse é qualificar a mão-de-obra local e ampliar a cultura do vinho”, afirma o presidente da ABS-ES, Eldi Lopes de Faria.
Entre os temas mais cotados para a programação do próximo encontro estão os vinhos de sobremesa e aqueles elaborados por mulheres.
“O mundo do vinho ainda é masculino, por isso as mulheres deveriam marcar presença no próximo ano”, disse Helène Garcin, produtora de vinhos.
* Gazeta Online