As chuvas intensas que caíram no Estado nos últimos dias fez aumentar o preço de alguns dos principais produtos comercializados na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES). O grupo das hortaliças folhas (verduras) continua sendo o mais afetado. Nesta terça-feira, 03, o preço da alface está custando quase 160% mais caro, comparado à última sexta, 30, quando foram registradas chuvas mais fortes nos municípios produtores. O coentro também teve um aumento, de 344%.
No grupo das hortaliças fruto, a abobrinha verde (88%), o quiabo (23,44%), o chuchu (28,57%) e a vagem (45,31%) tiveram destaque em relação às altas de preço. Já o tomate, por ter a qualidade comercial comprometida pelas chuvas, registrou queda nesse período de quase 25%.
O grupo das hortaliças raízes e bulbos está com os preços mais estáveis nesse período. A cenoura está 7% mais barata, e o aipim não acusou variação no preço. A beterraba está 50% mais cara, em comparação aos últimos quatro dias. A batata, que é exportada de outros Estados, acusou um aumento, em média, de 31%. O aumento no preço também é reflexo de chuvas nas regiões produtoras.
Segundo pesquisa feita pelo setor de Estatística da Ceasa, o grupo das frutas foi pouco afetado pelas chuvas. A banana prata não teve variação. O maracujá (4,17%), a goiaba (7,69%) e o mamão haway (16,28%) apresentaram aumentos compatíveis com a época do ano.
De acordo com o diretor técnico Operacional da Ceasa/ES, Carmo Robilotta Zeitune, o cenário de flutuação da oferta e dos preços no mercado atacadista deverá ser mantido ao longo dos próximos 15 dias. Ele prevê uma recuperação a partir da terceira semana deste mês. Existem outros riscos de comprometimento da oferta com eventual chegada de uma forte onda de calor, que poderá prejudicar a etapa inicial dos novos plantios, especialmente das folhosas, destacou.
Carmo recomenda aos consumidores a optar por produtos com oferta estável no mercado, a exemplo das frutas e das hortaliças menos afetadas com as chuvas.
Para obter os valores diários praticados no mercado da Ceasa/ES, acesse o site da Ceasa e clique em preços.