Com o propósito de estimular a diversificação da cultura produtiva do município de Alfredo Chaves, os produtores da região estão sendo incentivados a adotar a cultura do figo como mais uma opção de renda.
O município de Alfredo Chaves tem como principais culturas a produção de café e banana, além do clima tropical que contribui para sustentar outras cultivares. Desse modo, o Incaper analisou a possibilidade de plantar o figo na região. Os produtores locais já se interessaram pela ideia e com isso, 300 mudas foram compradas para o plantio da fruta.
Os técnicos do Incaper avaliaram a qualidade e o preço das mudas de figo para serem comprados pelos produtores. Além do suporte inicial, também estamos orientando durante o processo de produção, instruindo – os na parte técnica, com orientação como época adequada para o plantio, solo propício, quantidade de adubo utilizado, entre outras, afirma o agente de desenvolvimento rural do Incaper, João Medeiros Neto.
Foram aproximadamente 10 produtores que adotaram o método em suas propriedades. Os locais serão analisados até o fim do processo de produção e caso tenha uma boa aceitação, a experiência será repassa para outros produtores. Essa experiência pode ser um caminho para outros trabalhadores rurais que pretendem diversificar sua plantação, além de representar uma nova opção de renda familiar, ressalta João.