Centros de Referência estaduais oferecem tratamento gratuito para doenças crônicas

Pouca gente sabe, mas o conjunto dos serviços públicos em Saúde oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai além dos atendimentos dos casos de urgência e emergência. Existem programas que atendem a doenças específicas, geralmente graves, e que oferecem ao usuário tratamento adequado e medicação gratuitos. São os chamados Centros de Referência.

No Espírito Santo, existem 16 serviços deste tipo, para onde os pacientes são encaminhados por médicos especialistas, tanto da rede pública quanto da particular. Alguns serviços podem ser procurados diretamente pelos próprios usuários. Em geral, os atendimentos são realizados por equipe multidisciplinar e os tratamentos incluem consultas, exames, acompanhamento, medicação, e internação. Tudo é gratuito e administrado pela Sesa.

Confira abaixo as indicações para cada um desses Centros de Referência, os tipos de tratamento, a localização e o que é preciso fazer para ter acesso.

1. Programa de Apneia Obstrutiva do Sono

As pessoas que apresentam distúrbio de sono podem estar sofrendo de Apneia Obstrutiva do Sono – caracterizada por um estreitamento, completo ou parcial, das vias aéreas respiratórias superiores durante o período do sono. Se houver suspeita desta síndrome, o usuário pode se dirigir ao local de atendimento do programa, onde serão realizados avaliação, diagnóstico, exames e acompanhamento por equipe multidisciplinar. O Programa também fornece medicamentos.

Atendimento: os usuários devem se dirigir pessoalmente ao local para solicitação de consulta.

Serviço:

Funciona no CRE Metropolitano, 1º andar

Endereço: Rod. BR 262, Jardim América, Cariacica

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 07 às 16 horas

Contato: (27) 3388-4490

2. Programa de Atenção à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Pessoas que apresentam dificuldade de respiração, falta de ar ou insuficiência respiratória podem ser portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – também conhecida comoenfisema pulmonar e bronquite crônica. O usuário que tiver algum desses sintomas pode procurar o programa para avaliação e diagnóstico. Se confirmada a doença, o paciente recebe tratamento com acompanhamento por equipe multidisciplinar, e ainda realização de exames e medicamentos.

Atendimento: os usuários devem se dirigir pessoalmente ao local para solicitação de consulta.

Serviço

Funciona no CRE Metropolitano, 1º andar

Endereço: Rod. BR 262, Jardim América, Cariacica

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 07 às 16 horas

Contato: (27) 3388-4490

3. Programa de Asma Grave

Os pacientes que sofrem da doença, que se caracteriza pelo agravamento da falta de ar, acompanhado de chiado e pressão no peito, podem buscar tratamento no programa, onde são oferecidos: avaliação, diagnóstico, acompanhamento por equipe multidisciplinar, realização de exames e medicamentos.

Atendimento: os usuários devem se dirigir pessoalmente ao local para solicitação de consulta.

Serviço

Funciona no CRE Metropolitano, 1º andar

Endereço: Rod. BR 262, Jardim América, Cariacica

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 07 às 16 horas

Contato: (27) 3388-4490

4. Centro de Referência em Homeopatia e Acupuntura

Os tratamentos podem ser utilizados para as mais diversas enfermidades. Em relação à homeopatia, o paciente faz em média três consultas por ano. As sessões de acupuntura podem variar, mas a média é de 12.

Atendimento: a consulta de homeopatia poder ser agendada pelo próprio paciente por meio do telefone ou pessoalmente. Antes, porém, ele deve participar de uma palestra sobre o tratamento. Os pacientes de acupuntura devem ser encaminhados por profissionais de saúde.

Serviço

Funciona no CRE Metropolitano

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 7h30 às 17h30

Endereço: Rod. BR 262, Jardim América, Cariacica

Contato: (27) 3388-1637

5. Polo de Audiologia

Atende a pacientes com mais de três anos de idade com qualquer tipo de problema auditivo. São oferecidos os serviços de triagem e monitoramento, diagnóstico, consultas e terapias especializadas, além da concessão de aparelhos auditivos gratuitamente As equipes são compostas por profissionais como fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, psicólogos e assistentes sociais. Nos casos de alta complexidade, há ainda o acompanhamento de pediatras, neuropediatras e neurologistas.

Atendimento: para ter acesso ao serviço, o usuário deve fazer a primeira consulta com um médico generalista em unidade básica de saúde.

Serviço

Funciona no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes)

Endereço: Rua Gastão Roubach, s/n, Praia da Costa, Vila Velha

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 07 às 19 horas

Contato: (27) 3149-9609

6. Centro de Referência em Distonias e Espasticidades

Distonias e Espasticidades são distúrbios que podem gerar incapacidade nos movimentos das pessoas, geralmente aquelas acometidas por lesões no sistema nervoso central. O Centro oferece a essas pessoas medicamentos e consultas com neurologista e fisiatra, que farão o acompanhamento e o serviço de aplicação da toxina botulínica.

Atendimento: a consulta com o profissional pode ser agendada por meio de telefone ou no próprio local de atendimento. O paciente também pode ser encaminhado por especialista da rede de saúde pública ou privada.

Serviço

Funciona no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes)

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 07 às 19 horas

Endereço: Rua Lúcio Barcelar, na Praia da Costa, em Vila Velha (próximo ao Clube Libanês)

Contato: (27) 3149-9600

7. Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)

Atendimento ambulatorial em doenças ocupacionais, fisioterapia, fonoaudiologia, audiometria, grupos terapêuticos; educação em saúde do trabalhador; vistorias em ambientes de trabalho; pesquisas sobre saúde do trabalhador e ações de prevenção e controle ambiental.

Atendimento: o próprio usuário pode marcar uma consulta por telefone ou indo ao local pessoalmente.

Serviço

O Cerest fica localizado no CRE Metropolitano

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 07 às 18 horas

Endereço: Rod. BR 262, Jardim América, Cariacica

Contato: (27) 3359-7272

8. Centro de Referência para Tratamento de Artrite Reumatóide

Os pacientes que possuem a doença – que causa rigidez, calor local, vermelhidão e inchaço nas articulações – são atendidos no Hospital Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) por comissão de reumatologistas. Estes avaliam a indicação do uso de medicamento específico por profissional que faz o encaminhamento ao serviço. O medicamento é fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde e a aplicação é feita no próprio Hucam.

Atendimento: os médicos da rede pública e privada prescrevem os medicamentos para seus pacientes, que serão encaminhados para o Centro de Referência para avaliação, aprovação e aplicação.

Serviço

Fica localizado no Hospital Cassiano Antônio de Moraes (Hucam).

Endereço: Marechal Campos s/n, Maruípe, Vitória

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 07 às 17 horas

Contato: (27) 3335-7325

9. Serviço de Assistência Especializada às Hepatites

O paciente com hepatite (inflamação no fígado causada por vírus) tem acesso a todas as consultas e procedimentos necessários ao tratamento, isso inclui desde a realização de exames especializados (como biópsias) até o recebimento de medicamentos de alto custo.

Atendimento: o paciente deve ser primeiramente atendido em unidades de saúde para que o especialista faça o encaminhamento ao serviço. A aplicação de medicamentos é realizada no Pronto-Atendimento Municipal.

Serviço

Funciona no Centro Regional de Especialidades (CRE) Colatina

Endereço: Rua Aroldo Antolini, s/n, prédio do INSS, 1º andar, Esplanada, Colatina

Horário de funcionamento: 5ª e 6ª feiras, a partir das 12h30

Contato: (27) 3177-7912

10. Centro de Referência para Cirurgia de Mão

O Centro realiza cirurgia de mão para adultos no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria. Para isso, conta com dez profissionais especializados que lidam com patologias de todos os graus de complexidade e casos traumáticos relacionados à mão. As cirurgias são realizadas todas as manhãs, de segunda a sexta-feira. Apenas na quarta-feira elas ocorrem no período da tarde. Para completar o tratamento, o hospital conta com duas terapeutas ocupacionais.

Atendimento: antes da cirurgia, deve ser agendada uma consulta para avaliação.

Serviço

Cirurgia de mão para adultos: Funciona no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HABF)

Endereço: Rua Castelo Branco, Jaburuna, Vila Velha

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, na parte da manhã (na 4ª, na parte da tarde)

Contato: (27) 3139-9720

11. Centro de Referência para Cirurgia de Mão Pediátrica

A cirurgia de mão pediátrica é feita no Hospital Estadual Infantil de Vila Velha. As consultas são realizadas sempre nas quartas-feiras, a partir das 07 horas. No serviço há dois especialistas e são realizadas consultas, exames e a própria cirurgia.

Atendimento: o paciente é encaminhado ao serviço por profissional médico de unidade e saúde.

Serviço

Cirurgia de mão pediátrica: Funciona no Hospital Estadual Infantil de Vila Velha

Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha

Horário de funcionamento: 4ª feira, a partir das 07 horas

Contato: (27) 3139-5220

12. Centro de Referência para Tratamento de Pé Torto Congênito

Os pacientes diagnosticados com Pé Torto Congênito (deformação nos pés) são atendidos por equipe multidisciplinar, formada por ortopedistas, técnicos de enfermagem, psicóloga e assistente social. Eles recebem acompanhamento semanal para avaliação clínica e troca de gesso. Ao receber um novo paciente, os profissionais realizam exames e, se constatada a deformidade, o paciente inicia imediatamente o tratamento.

Atendimento: o paciente deve ser encaminhado pelo médico ortopedista que realizou o primeiro diagnóstico.

Serviço

Fica localizado no Hospital Estadual Infantil de Vila Velha

Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha

Horário de funcionamento: 4ª feira, a partir das 07 horas

Contato: (27) 3139-5220

13. Programa de Oncologia Pediátrica

O paciente é submetido a exames e, se diagnosticado, tem acesso a consultas em diversas especialidades, como odontologia, serviço de saúde mental, fisioterapia e assistência social. Tem ainda acesso às medicações incluídas no programa, internação hospitalar ou em regime de hospital-dia, conforme a necessidade. Tem acesso também a todos os exames complementares para diagnóstico, condução e tratamento do caso.

Atendimento: o médico pediatra, ao suspeitar que a pessoa possa ter doença oncológica, faz o encaminhamento ao hospital, onde ele será avaliado pelo especialista. A marcação pode ser feita diretamente no serviço ou por telefone no caso de municípios do interior.

Serviço

Funciona no Hospital Estadual Infantil de Vitória

Endereço: Alameda Mary Ubirajara, 205, Santa Lúcia, Vitória

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 07 às 18 horas no ambulatório e de 2ª a domingo em regime de atenção às intercorrências, das 8 às 18 horas

Contato: (27) 3315-6501

14. Programa de Infectologia e AIDS pediátrica

Os pacientes que são diagnosticados com alguma doença infecciosa, como Aids e toxoplamose, por exemplo, podem ser atendidos no ambulatório do programa, onde são realizados consulta médica e exames complementares. Se for necessário, o paciente recebe o tratamento e terá acesso a consultas com várias especialidades e serviços de odontologia, de saúde mental e assistente social. Tem acesso também às medicações incluídas no programa, internação hospitalar ou em regime de hospital-dia, conforme a necessidade.

Atendimento: o médico pediatra, ao suspeitar que a pessoa possa ter doença infecciosa com necessidade de atenção especializada, encaminha o paciente para o hospital, onde ele será avaliado pelo especialista em infectologia pediátrica. A marcação pode ser feita diretamente no serviço ou por telefone no caso de municípios do interior.

Serviço

Funciona no Hospital Estadual Infantil de Vitória

Endereço: Alameda Mary Ubirajara, 205, Santa Lúcia, Vitória

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 07 às 15 horas no ambulatório.

Contato: (27) 3315-7542

15. Centro de Referência em Asma Grave e Fibrose Cística

A fibrose cística é uma doença genética grave que leva a complicações pulmonares e na digestão de alimentos. Os pacientes têm baixa imunidade e, portanto, sofrem com infecções, afetando a qualidade de vida. Já a asma é caracterizada pelo agravamento da falta de ar, acompanhado de chiado e pressão no peito. Os pacientes que sofrem dessas doenças terão acesso à internação, à medicação de alto custo e são atendidos por equipe multidisciplinar de profissionais, formada por psicólogo, assistente social, alergista, pneumologista e imunologista, fisioterapeuta e médico perito.

Atendimento: os responsáveis podem procurar o serviço no próprio hospital.

Serviço

Local: Funciona no Hospital Estadual Infantil de Vitória

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 08 às 18 horas

Endereço: Alameda Mary Ubirajara, 205, Santa Lúcia, Vitória

Contato: (27) 3315-7542

16. Programa de Osteogênese Imperfeita

O médico clínico geral ou ortopedista, ao suspeitar que a pessoa possa ter osteogênese (doença hereditária que resulta em fraqueza dos ossos), encaminha o paciente para o Hospital Infantil de Vitória, onde ele será avaliado pelo ortopedista do Pronto-Socorro, sendo encaminhado posteriormente ao Serviço de Genética do Hospital, onde serão feitos exames complementares. Se diagnosticado, o paciente recebe o tratamento e pode ser internado na própria unidade.

Serviço

Funciona no Hospital Estadual Infantil de Vitória

Endereço: Alameda Mary Ubirajara, 205, Santa Lúcia, Vitória

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 07 às 11 horas

Contato: (27) 3315-5531

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão